24 JUN 2019
EDUCAÇÃO

Cerimônia na Emefei Chico Xavier reuniu autoridades e pais e contou com apresentações dos alunos

O prefeito Daniel Alonso realizou nesta segunda-feira (24) pela manhã, na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Chico Xavier, que fica na avenida Maria Fernandes Cavalari, 2.500, no Jardim Cavalari, zona oeste da cidade, a entrega de tênis escolares para todos os alunos da Rede Municipal de Educação.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama Selma Regina Mazuqueli Alonso; e os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Profª. Daniela e Evandro Galete, além do representante do vereador Cícero do Ceasa, Rafael Alves.

Estiveram presentes ainda os secretários municipais Prof. Helter Bochi (Educação), Marcelo de Macedo (presidente do Daem), Cássio Luiz Pinto Júnior (Administração), Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), André Ferioli (Obras Públicas), José Antônio de Almeida (Planejamento Urbano) e Bruno de Oliveira Nunes (adjunto de Planejamento Econômico), além de Júnior Moraes (Assuntos Estratégicos), Vicente Moraes (diretor administrativo da Emdurb), Luiz Carlos Soares (Defesa Civil) e Flávia de Oliveira (subprefeita do distrito de Dirceu).

A solenidade contou com grande presença de pais e mães de alunos, que se emocionaram com apresentações culturais e musicais.

O prefeito Daniel Alonso lembrou que a entrega de tênis escolares nunca havia acontecido na rede municipal. “Quando assumimos a administração queríamos dar um passo a mais na educação, que é referência de Marília para todo o país. Já havíamos renovado toda a frota de veículos e também realizado as entregas de uniformes de verão e de inverno, de kits escolares, de estojos e de mochilas. Acrescentamos agora o tênis, que é um item do uniforme, mas que jamais havia sido entregue para os nossos alunos. É mais um grande investimento da nossa gestão e ficamos satisfeitos em constatar a alegria das crianças e dos pais com o tênis, que além de trazer economia às famílias, traz igualdade a todos os alunos da nossa rede.”

A diretora da Emefei Chico Xavier, Rosilaine Cristina da Silva, afirmou que a entrega dos tênis é um momento ímpar na educação municipal de Marília. “Já havíamos recebido as mochilas, os kits escolares, os estojos e os uniformes. E agora estamos recebendo os tênis, que é um momento ímpar na nossa rede. Agradeço o nosso prefeito Daniel Alonso pelo carinho com a educação.”

A mãe de aluno, Andressa Vilhegas, também agradeceu o Executivo por mais este investimento em educação. “Gostaria de agradecer o prefeito Daniel pelo bom investimento do dinheiro público na nossa rede de educação. Também estou grata pelos uniformes, mochilas, estojos e kits escolares que os nossos filhos receberam.”

O secretário municipal da Educação, Prof. Helter Bochi, destacou a importância da entrega dos tênis escolares. “É desta forma que se faz educação, trabalhando com carinho e oferecendo também cultura as nossas crianças. Isto não tem preço e só é possível através desse investimento da Prefeitura. Estamos conseguindo avançar e Marília é uma das cidades que está dando certo na alfabetização, sendo que será destaque na próxima edição da revista Nova Escola. Só temos que agradecer ao prefeito Daniel por todo esse investimento na Rede Municipal de Educação.”

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende, falou sobre a interação entre os poderes Executivo e Legislativo. “A sintonia entre o Executivo e o Legislativo vem permitindo um conjunto de projetos importantes para a nossa cidade. A nossa rede não deve nada às escolas particulares e vem se destacando em nível nacional, tendo uma das melhores médias do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com 7,2. Parabenizo o prefeito Daniel Alonso por mais este investimento, que é inédito em Marília. O tênis vai ajudar no orçamento familiar, mas também traz igualdade entre os alunos e também mais segurança. Parabéns a todos os pais e responsáveis que deixam seus filhos aos cuidados da equipe da Educação e têm a certeza que eles são bem cuidados, além de terem uma educação de qualidade.”

ESTRUTURA DA REDE MUNICIPAL

A Rede Municipal de Educação conta atualmente com 18.141 alunos, sendo 10.000 de Emei e 8.141 de Emef. Todos já receberam neste primeiro semestre os uniformes de verão e de inverno, estojos, mochilas e kits escolares, além dos tênis escolares agora, outro item que passa a fazer parte do uniforme escolar.

O uso do uniforme possibilita o desenvolvimento do sentimento de inclusão social, a identificação do estudante no ambiente escolar e na comunidade e, por fim, a praticidade aos alunos e economia para os pais.

A entrega dos tênis concretiza a proposta da atual gestão de oferecer condições de igualdade a todos os alunos, valorizando assim a melhoria do ensino.

A rede municipal conta atualmente com 60 unidades escolares, sendo 37 Emeis (11 delas com atendimento de quatro meses a dois anos de idade), 18 Emefs (com a municipalização da EE Amaury Pacheco), três EPFEIs (Lar da Criança, Restaurante Infantil e Amelie Boudet) e duas Emefeis (Antônio Garcia Egéa e Chico Xavier).

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

24/06/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura realiza entrega de tênis para todos os alunos da Rede Municipal de Educação
Ver Mais Fotos