10 JUN 2019
SAÚDE
Com unidades de Saúde 100% informatizadas, Marília é modelo e participa de encontro no DF

Em todo país, apenas dez cidades fazem parte do projeto piloto e-SUS AB para testes e aprimoramento do sistema

A Prefeitura de Marília foi destaque entre os dias 4 e 5 de junho, durante o “Encontro de Municípios Pilotos e-SUS AB – Qualificação e Troca de Experiências”, promovido pelo Ministério da Saúde em Brasília. No seleto grupo de dez cidades, Marília tem sido uma das principais colaboradoras ao utilizar, fazer apontamentos e propor atualizações ao sistema.

O secretário municipal da Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, explica que o e-SUS Atenção Básica é mais que um sistema. É uma estratégia para reestruturar, em nível nacional, as informações da saúde.

“Com esse sistema, a inserção, a atualização, o acesso para fins de gestão e o planejamento dão um salto de qualidade. Marília tem a honra de ser uma das dez cidades piloto. O fato de termos hoje uma rede de atenção básica 100% informatizada melhora ainda mais a nossa participação”, explicou Eduardo Yamamoto.

Ele reforçou ainda que a ida a Brasília, por orientação do prefeito Daniel Alonso, teve como propósito tentativa de obter, junto ao Ministério da Saúde, sistemas SAMU, hospitalar e especialidades. “Esse pedido não foi acolhido porque não há, no momento, sistemas para essas finalidades”, destacou.

ATENÇÃO BÁSICA

O gestor de sistemas da Secretaria Municipal da Saúde, Diego Henrique Carvalho Fassion, relata que a apresentação de Marília, durante o encontro, abordou temas como a manutenção do sistema, rotinas de backup, atualização e homologação, assim como apontamentos de sugestões ao Ministério da Saúde, para melhor qualificação no atendimento ao usuário.

“Entre as dez cidades piloto, estamos entre as quatro mais colaborativas. Usando o sistema, verificamos e informamos constantemente ao Ministério da Saúde as atualizações que precisam ser realizadas, ou novas funções, sempre com o olhar de usuário”, destacou o gestor, que participou em Brasília ao lado da encarregada do Núcleo de Informações, Maricláudia Damaceno Ribeiro.

A enfermeira Fabiana Fernandes dos Santos, apoiadora da Atenção Básica, também participou do Encontro e destaca que o usuário do SUS em Marília já pode sentir os benefícios do e-SUS AB em funcionamento.

“Hoje, com o prontuário eletrônico, o usuário muda de endereço e seus registros podem ser acessados na nova unidade de saúde, sem complicações. O fluxo das informações de forma eletrônica tende a agilizar os processos”, disse a enfermeira.

Atualmente Marília utiliza o e-SUS AB versão 3.2.09. Estando à frente de outros municípios usuários do sistema nacional, a cidade pode monitorar maior volume de dados e aprimorar as políticas públicas de Saúde.

Fotos: Divulgação e Júlio César De Carlis