06 MAI 2019
SAÚDE

A Prefeitura de Marília inaugurou no último sábado, dia 4, duas USF (Unidade de Saúde da Família), a Jardim Liliana e Santa Antonieta II, localizada na zona norte de Marília. As novas USFs vão abrigar duas equipes com atendimentos médicos diversos e duas equipes de saúde bucal. O novo local vai atender um público de até 3.500 pessoas por mês.

O novo imóvel entregue pelo Prefeito Daniel Alonso possui sala de espera, recepção, dois banheiros para o público, sala de inalação, farmácia, sala de acolhimento, dois consultórios odontológicos, três consultórios clínicos, um consultório ginecológico, uma sala de vacina, uma sala de procedimentos, cozinha, DML, expurgo, dois banheiros para os funcionários, uma sala dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e uma sala de reunião.

Participaram da cerimônia, o Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Santana Rezende e os vereadores João do Bar, Luiz Eduardo Nardi e José Carlos Albuquerque. Representantes dos vereadores Cicero do Ceasa e Delegado Wilson Damasceno também estiverem presentes no evento. A presidente da Maternidade Gota de Leite Virginia Balloni também esteve presente no evento.

“Hoje é um dia de festa para a Saúde de Marília. Esse prédio estava abandonado, nós assumimos o compromisso de entrega-lo e colocá-lo a disposição da população, e hoje estamos fazendo isso. Saúde é e sempre será a prioridade no nosso governo. Desde o início do mandato temos enfrentado diversos desafios, como este, mas todos eles estão sendo superados com muita responsabilidade”, destacou Daniel Alonso.

“Esta é mais uma grande conquista do Governo Daniel Alonso. Esta obra estava parada e conseguimos graças ao esforço da administração concluí-la e entregá-la à população. Teremos aqui praticamente todos os serviços que a saúde proporciona em Marília”, disse Ricardo Mustafá, Secretário da Saúde. Ele anunciou que em breve outras quatro unidades serão inauguradas.

A obra foi iniciada em 2014, com prazo de execução de nove meses, mas o contrato foi suspenso no mesmo ano. Foi retomada, mas acabou paralisada novamente no final da gestão passada. A construção só foi retomada após longo processo de autorização do Ministério da Saúde, bem como renegociação de contrato do Governo Daniel Alonso com a construtora que venceu a licitação.

“Isso é governar com responsabilidade, o Prefeito Daniel Alonso e o Secretário Ricardinho estão de parabéns, um prédio que estava totalmente perdido e sem expectativa para inauguração, foi retomado e hoje está sendo entregue a população. A Câmara de Vereadores de Marília se sente orgulhosa em poder fazer parte dessa história”, disse o Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Santana Rezende.

Homenageados

As novas USFs tiveram dois homenageados, no qual familiares estiveram presentes na cerimônia de inauguração. A primeira, foi a dentista Profª Liliana de Souza Gonzaga que também dá nome ao bairro do novo posto. Compareceram o Profº José Gonzaga, Presidente da Rede Gonzaga de Ensino Superior, pai da homenageada e o Dr. Heron Gonzaga, coordenador do curso de Medicina da Unimar (Universidade de Marília), irmão da homenageada.

O outro homenageado foi o médico Dr. Rubens Augusto Brazil Silvado. Suas filhas Cristiane Soares Silvado e Mariane Soares Silvado e o Neto Rubens estiveram presentes no evento. Elas receberam do Prefeito Daniel Alonso e do Vereador Luiz Eduardo Nardi, que fez o projeto de lei para dar nome ao prédio, uma réplica da placa de inauguração.

DIA D

No evento que contou com a participação maciça de populares ocorreu também a abertura do tradicional dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza.

Devem ser imunizadas crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, idosos com mais de 60 anos; gestantes e mulheres que deram à luz até 45 dias; profissionais da saúde, professores, policiais militares e civis, bombeiros, membros ativos das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas, por meio de comprovação da condição de saúde. Também foram atualizadas as carteirinhas de vacinação.

Diversas atrações se apresentaram na inauguração, como o cantor mariliense Marcos Vinny, o Grupo Vida Ativa e personagens infantis, como o “Zé Gotinha” e “Maria Gotinha”. Teve ainda pipoca, algodão doce, cama elástica, atividades culturais, artesanato, entre outras atrações totalmente gratuitas a população.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa

06/05/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura inaugura duas USF na Zona Norte. A USF Jd. Liliana Gonzaga e Santa Antonieta II vão atender 3.500 pessoas
Ver Mais Fotos