02 MAI 2019
SAÚDE

Os secretários municipais Levi Gomes de Oliveira (Fazenda), Ricardo Sevilha Mustafá (Saúde) e Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), juntamente com o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Rezende, participaram na última terça-feira (30) à noite, na Santa Casa de Misericórdia de Marília, da inauguração da nova Quimioterapia Adulto daquele hospital, denominada Letícia Manna Gervásio.

A solenidade contou ainda com as presenças de familiares da homenageada e aconteceu na Ala B do hospital e que também apresentou a revitalização do Centro Cirúrgico, além de lançar o projeto do Hospital Oncológico.

O secretário Levi Gomes, que representou o prefeito Daniel Alonso na cerimônia, parabenizou a Santa Casa pela obra. “A diretoria da Santa Casa está de parabéns por mais este investimento, que irá ampliar e melhorar ainda mais o atendimento no hospital. A Santa Casa é parceira da Prefeitura e sempre estaremos à disposição para auxiliar no que for possível.”

ESTRUTURA

A Quimioterapia Adulto passa a funcionar na Ala B, próxima à internação da Oncologia. O novo espaço tem dez poltronas e um leito de intercorrência, proporcionando a realização do dobro de procedimentos.

A estrutura física dispõe de revestimentos de pisos, instalações das redes elétrica e hidráulica, de telefonia, de lógica, de rede de gases medicinais, esquadrias de alumínio, banheiros com acessibilidade e mobiliário. A área total é de 93,77 m². Foram investidos R$ 140.000,00 com recursos provenientes de doação.

Com área total de 477,02 m², o Centro Cirúrgico passou por ampla reforma e adequação das 10 salas cirúrgicas, URPA (Unidade de Recuperação Pós-Anestésica), Farmácia Satélite, Expurgo, Sala Administrativa, Posto de Enfermagem, Arsenal e corredores. Foram substituídas as instalações elétricas, de lógica e de gases medicinais, implantados revestimentos de pisos e azulejos nas paredes, instalações de lavatórios cirúrgicos em inox, colocação de forro de gesso e instalação de portas automatizadas. Foram investidos R$ 700 mil na revitalização do setor, com recursos próprios da Santa Casa de Marília.

Diante do crescimento no número de atendimentos oncológicos, a direção da Santa Casa de Marília tem buscado cada vez mais a integralidade na assistência ao paciente. Para isso, foi realizado um projeto para a implantação do Hospital Oncológico, com a reforma e adequação predial para melhoria e ampliação dos atendimentos nos consultórios de oncologia clínica e cirúrgica (cirurgia geral, cabeça e pescoço, mastologia, ginecologia, urologia, cirurgia torácica e cirurgia plástica/reparadora) e Leitos de Internação com Introdução dos Cuidados Paliativos, Recepção e Leitos de internação para pacientes oncológicos. O projeto contempla adaptação predial para atendimento de 14 consultórios e 32 leitos, com nova rede elétrica, hidráulica, de gases medicinais, de lógica, revestimentos, esquadrias, pintura e mobiliário. A área total é de 2.264,40m² e os investimentos serão de R$ 3.205.595,67 com recursos do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), do Ministério da Saúde.

Somado a isso, em breve a instituição inicia a construção de casa mata que vai receber o acelerador linear para a realização de sessões de radioterapia. Vale destacar que a Santa Casa já realiza grande número de consultas, exames, cirurgias e quimioterapia para o tratamento do câncer adulto e pediátrico através do SUS – Sistema Único de Saúde, Convênios e Particulares.

02/05/2019
Fotos da Notícia: Representantes da Prefeitura participam da inauguração da nova Quimioterapia Adulto da Santa Casa de Marília
Ver Mais Fotos
Noticia mapeamento-com-drone-em-marilia-e-a-nova-ferramenta-da-secretaria-municipal-de-saude-para