30 SET 2019
ETE

Na sexta-feira pela manhã prefeito Daniel Aloso visitou feira ambiental na Emef Cecília Guelpa; no sábado evento aconteceu em mais duas escolas

A visita do prefeito Daniel Alonso, na manhã de sexta-feira (27), abriu novo final de semana de feiras ambientais escolares, realizadas como ação educativa do Projeto Social das Obras das ETE (Estações de Tratamento de Esgoto) de Marília. No sábado, a iniciativa mobilizou as Emefs Isaltino de Campos e Célio Corradi.

As exposições começaram no dia 13 de setembro e envolverão todas as escolas de ensino fundamental do município. O foco do Projeto Social das ETEs é o engajamento da população, conscientizado sobre a mudança que já começou.

Participaram diretores, professores, alunos, pais e representantes das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e da Educação.

Por meio das crianças e das demonstrações práticas nas feiras, as famílias aprendem na prática, por exemplo, como o descarte correto de resíduos sólidos favorece o meio ambiente, reduzindo também o impacto no sistema de tratamento de esgoto.

A iniciativa é das secretarias municipais, com apoio da Caixa Econômica Federal, braço financeiro do Governo Federal no repasse de recursos para as obras.

PRÓXIMAS FEIRAS

A Feira Ambiental acontecerá em mais oito escolas. Nesta sexta-feira (04), das 10h às 12h, será na Emef “Antônio Moral”. E das 14h às 161h, na Emef Nelson Gabaldi.

No sábado (05) estão programadas em mais dois locais: Emef Américo Capelosa (das 10h às 12h) e Emef Olímpio Cruz (das 13h30 às 15h30).

Dia 18 o evento está marcado para a Emef Nicácia Garcia Gil (das 10h às 12h) e para a Emef Paulo Freire (das 14h às 16h).

Para o dia 19 de outubro os locais serão a Emef Geralda César Vilardi (das 10h às 12h) e a Emef Chico Xavier (das 13h30 às 15h30).

Após a realização de quase 20 feiras locais, movimentando as comunidades escolares às sextas e sábados (consecutivamente), a cidade realiza no dia 30 de novembro a grande Feira Ambiental Municipal.

O evento será realizado no ginásio do CMEEC – Centro Municipal Educacional Esportivo e Cultural – Profª. Neusa Maria Bueno Ruiz Galetti, na avenida Santo Antônio.

AVANÇOS

Sob gestão do prefeito Daniel Alonso, Marília já concluiu a construção da ETE Bacia do Pombo, um gigantesco sistema de captação e tratamento de esgoto de parte das regiões oeste e central. A unidade está em fase de testes.

Também concluiu a construção do ETE Bacia do Barbosa, que cumprirá a mesma função e tratará efluentes de esgoto das regiões sul e parte do centro da cidade. Ainda este ano as operações já estarão em pleno funcionamento, garantindo 70% de saneamento na cidade.

Para completar 100% de tratamento no município, já está licitado e com empreiteira definida a obra da Bacia do Palmital, que recebe o esgoto de partes da região norte, leste e centro. A conquista permitirá ampliar das exportações das industrias e atração de novos negócios, além dos ganhos ambientais e de Saúde.

30/09/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura realiza mais três feiras ambientais em escolas sobre o Projeto Social da ETE