10 ABR 2019
SAÚDE
Secretário da Saúde Ricardo Mustafá visita Santa Casa de Marília e reafirma parceria

Gestor da saúde municipal destacou a importância da instituição de saúde, principalmente para atendimento aos casos mais complexos, em especialidades de alta tecnologia

O secretário municipal da Saúde de Marília, Ricardo Sevilha Mustafá, realizou visita institucional na manhã desta terça-feira (9), na Santa Casa de Misericórdia de Marília. Ele conversou sobre demandas da população, desafios na gestão da saúde, conquistas que o município tem obtido e destacou a parceria com o hospital.

Mustafá foi recebido pelo secretário-geral da Irmandade, Wilson Passador; pelo superintendente Sérgio Stopato Arruda e por coordenadores de diversas áreas. Após reunião na diretoria, percorreu os principais setores, conheceu novos espaços e projetos do hospital.

NOVA SANTA CASA

Em 2019, a Santa Casa de Marília comemora 90 anos. Com as tecnologias agregadas na assistência à saúde, certificações e investimentos na gestão de pessoas e de processos, revitalizações de espaços físicos, projetos de humanização e criação de novos serviços, o hospital demonstra vitalidade e preparo para a crescente demanda.

São 186 leitos, sendo 39 em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), cerca de 1.100 funcionários, 355 médicos, cerca de 700 mil procedimentos por ano e média de 30 cirurgias por dia. O complexo de saúde ocupa uma área de 20 mil m² e vai crescer.

Foi apresentada ao secretário a programação do aniversário de 90 anos, que prevê eventos de mobilização social, palestras de alto nível na área da saúde, inauguração do novo Setor de Quimioterapia Adulto, lançamento do Projeto do Hospital Oncológico e entrega do prédio do Complexo Ambulatorial (antigo Educandário).

PARCERIA

Recentemente, a Santa Casa de Marília participou de mutirão de cirurgias em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o que ajudou a reduzir o tempo de espera pelos procedimentos cirúrgicos na cidade.

“A Santa Casa é um dos grandes parceiros do município e presta um serviço de qualidade para a nossa população. Conheci toda a estrutura e as obras de ampliação do espaço físico. A direção está de parabéns pelo trabalho sério e digno que desenvolve”, enfatizou Mustafá.

O secretário geral da Irmandade, Wilson Passador, informou ao secretário a realidade enfrentada pelo hospital e a busca constante por recursos para a conquista de melhorias.

“Emendas parlamentares, repasses dos governos estadual e federal e o apoio da sociedade são fundamentais para amenizar os déficits gerados nos atendimentos SUS e garantir a realização de reformas e compra de equipamentos”, disse o diretor.

Ele ressaltou que, como prestador de serviços do município, a Santa Casa de Marília tem observado diálogo aberto, equilíbrio na gestão dos repasses e respeito no cumprimento dos contratos (pactuações), que garantem a continuidade do atendimento.

“Esse é o nosso compromisso com a Santa Casa e com todos os prestadores. Hoje a Prefeitura de Marília tem a confiança das instituições, porque cumpre todas as obrigações. É garantia para que as entidades possam cumprir seu papel social, e gerem benefícios para toda a população”, finalizou o secretário, que já confirmou presença em eventos dos 90 anos do hospital.

Fotos: Júlio César de Carlis