03 ABR 2019
Educação terá Semana de Mobilização contra o Aedes Aegypti

Combate ao mosquito será tema das aulas, com envolvimento da comunidade nas 60 escolas municipais entre Emeis, Emefs, e Emefeis

Começa nesta segunda-feira (08) a “Semana de Mobilização contra o Aedes Aegypti” nas escolas da rede pública de ensino do município. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, desenvolvido em parceira pelas secretarias municipais da Saúde e da Educação. A programação deve envolver mais de 19 mil alunos, além de familiares e comunidade em geral.

Durante a fase preparatória, o veterinário Lupércio Garrido Filho, da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde promoveu palestra para coordenadores e diretores das escolas. Ele atualizou o cenário epidemiológico e esclareceu dúvidas.

Foram confeccionados folhetos específicos, visando o Ensino Fundamental e o Infantil, cada material na linguagem mais adequada às diferentes faixas etárias. As escolas têm liberdade para desenvolver suas ações, com a proposta de que o aluno seja co-autor das atividades e multiplicador de informação.

Para o secretário municipal da Saúde, a Semana de Mobilização poderá ter grande impacto na cidade. “Quando a criança traz ou reforça uma informação, quando ela atua como um ‘agente ambiental’ dentro de casa, porque aprendeu na escola, isso reflete na família”, acredita Ricardo Mustafá.

O gestor da Educação, professor Helter Rogério Bochi, lembrou que o combate aos vetores de doenças está entre os temas transversais trabalhados nas escolas. Ele reafirmou os benefícios da parceria, por meio do PSE.

“Esse é um programa de sucesso, que está cada vez mais atuante e fortalecendo a prática pedagógica. Com esse intercâmbio profissional, a Saúde nos municia com materiais e informações adequadas”, destaca Helter.

PROGRAMAÇÃO

As atividades da Semana de Mobilização acontecerão de 08 a 12 e incluem, entre outras propostas, oficinas de pintura e confecção de painéis, feiras de ciências, passeatas pelos bairros, palestras, teatro e outras manifestações artísticas. As escolas são livres para definir sua programação.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Em virtude do feriado de 04 de Abril e ponto facultativo de sexta-feira (05), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde antecipou a divulgação do boletim epidemiológico à imprensa para esta quarta-feira.

Até esta data (03) foram notificados em Marília 1.222 casos suspeitos de dengue em 2019, dos quais 616 já estão descartados. São 212 confirmações autóctones (contraída no próprio município) e 12 casos importados.

As principais orientações à população são a eliminação dos criadouros e o atendimento receptivo aos agentes de saúdem, durante as visitas domiciliares. Em caso de nebulização (perímetros com casos positivos), é importante permitir o acesso das equipes, para realizar a imprescindível ação com o produto químico.

FOTOS: Divulgação