11 FEV 2019
Responsáveis por cães no Vila Nova são notificados e convocados para exame

Equipe de controle da leishmaniose fará plantão no sábado (16) para quem não foi localizado durante a semana

O grande número de casas fechadas, durante os dias de semana, levou a equipe de controle da leishmaniose da Divisão de Zoonoses a convocar os responsáveis por cães no bairro Vila Nova e parte do São Judas (zona norte) e realizar plantão neste sábado (16). O objetivo é coletar sangue dos cães para o Inquérito Sorológico Canino, visando o combate da doença.

O plantão será das 9h às 16h, em frente à USF Vila Nova, na rua Rua Hermes da Fonseca, 496. Deve comparecer apenas quem recebeu a notificação por escrito. Em geral, o aviso está sendo deixado nas caixinhas de correspondência.

A veterinária Vanessa Nishizawa, que integra a equipe da Divisão, lembra o responsável por cão, residente no território, que pode procurar a equipe para outros esclarecimentos, porém o foco do plantão é sanar as pendências do inquérito sorológico.

“Estaremos à disposição para informar sobre os cuidados que a população deve tomar, os sintomas da leishmaniose visceral, mas o grande objetivo é atender especialmente aquele morador que trabalha durante a semana, que estava ausente quando passamos nas casas para a coleta de sangue do cão. O exame é rápido e muito importante para o controle da zoonose”, disse a veterinária.

LEISHIMANIOSE VISCERAL

A doença é causada por um protozoário, transmitido pelo “mosquito palha”. O pequeno inseto se desenvolve em ambiente com umidade, junto à matéria orgânica como folhas secas, frutas apodrecidas, madeira em decomposição, fezes de animais, entre outros.

O mosquito alimenta-se, principalmente, do sangue de animais domésticos. Por isso a importância de não manter criação de porcos e galinhas na área urbana. Fundamental também ficar alerta com a saúde dos cães.

PLANTÃO

Em novembro foi registrado o quarto caso de leishmaniose visceral humano na cidade. Para evitar transmissão, a Secretaria Municipal da Saúde desencadeou uma série de ações, incluindo reforço nas visitas domiciliares, orientação aos moradores e coleta de materiais orgânicos em frente às casas.

O trabalho ao sábado é importante, explica a veterinária, porque o inquérito sorológico canino cumpre protocolo do Ministério da Saúde e favorece o bloqueio da transmissão. A equipe com veterinário responsável vai até as casas, examina os cães e coleta sangue para teste que tem resultado rápido.

Em caso de positividade é feita a contraprova, utilizando método diferente. Somente com os dois resultados positivo, o cão é diagnosticado.

Em 2018, Marília apurou quatro casos humanos, sendo três na zona norte e um na zona sul. “É uma doença grave, que acomete e pode matar também humanos. Nosso esforço é para proteger a população, orientar os moradores sobre os riscos que todos correm e evitar sofrimentos, com casos positivos e óbitos”, reforçou a veterinária.

SINTOMAS

EM HUMANOS

– Febre de longa duração;

– Aumento do fígado e baço;

– Aumento do volume abdominal

– Perda de peso;

– Fraqueza/Redução da força muscular;

– Anemia

EM CÃES

– Falta de apetite/Perda de peso

– Pelagem opaca/Perda de pelos

– Úlceras

– Anemia e apatia

– Inchaço nos gânglios

– Diarréias e vômitos persistentes

– Crescimento exagerado das unhas/Conjuntivites

– Hemorragias nasais

– Lesões e descamações (focinho, orelhas, cauda, articulações e ao redor dos olhos)

– Abdômen inchado/atrofia muscular

* A leishmaniose, tanto em cães quanto em humanos, pode passar um longo período sem manifestar qualquer tipo de sintoma.

Foto: Arquivo / PMM