22 NOV 2018
Mutirão recolhe quase 200 toneladas na zona norte e inicia na região oeste

Prefeitura reforça que o objetivo são objetos que podem acumular água parada; durante o mutirão não serão recolhidos galhos, entulhos de construção e orgânicos

O Mutirão de Limpeza da Cidade, iniciado esta semana, encerrou a etapa zona norte e recolheu quase 200 toneladas de entulhos que poderiam virar criadouros do mosquito Aedes Aegypti e outras pragas urbanas. Nesta quinta-feira (22), o trabalho começou na zona oeste da cidade, onde os caminhões farão coleta até sábado (24).

Balanço divulgado no final da tarde desta quarta-feira (21) pelas secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente e Limpeza Pública de Marília apontou o total de 196 toneladas na região norte. O volume só não foi maior em função das chuvas do início da semana.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, lembra que este é o segundo mutirão de 2018, o quarto em dois anos. A cidade tem mantido sob controle os principais indicadores de transmissão de doenças, com o esforço dos técnicos da Saúde, das equipes em campo e da população.

“A limpeza dos quintais e do interior das casas inibe inúmeras ameaças e pragas urbanas como baratas, ratos e aranhas. Com a colaboração dos moradores, o mutirão também aumenta a proteção contra animais peçonhentos, que podem se esconder nos quintais, em meio a móveis velhos, madeira apodrecida e outros inservíveis”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, reforça o pedido para que a população observe o calendário de coleta, colocando em frente às casas latas, garrafas, pneus, móveis velhos, madeiras, objetos de plástico e outros que possam acumular água.

Ele alerta, porém, que durante o mutirão não serão recolhidos galhos, entulhos de construção e lixo orgânico. “O objetivo do mutirão é remover estes possíveis criadouros, da forma mais rápida possível por toda a cidade. Materiais que requerem mais tempo e máquinas para coleta não podem ser misturados”, explica Dolce.

BALANÇO

Em 2017, durante os dois mutirões, foram recolhidas cerca de 1.500 toneladas de inservíveis na cidade. No início desse ano, foram mais 700 toneladas. Como resultado desta e de outras ações, em dois anos o município teve queda de mais de 90% nos casos de dengue.

Confira abaixo a programação do mutirão de limpeza:

DATAS           Região

22 a 24/11     OESTE