28 SET 2018
Marília recebe Francisco Funcia, “perito Federal” em financiamento do SUS

O economista Francisco Funcia, assessor técnico do CNS (Conselho Nacional de Saúde) para orçamento do SUS e consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), estará em Marília e fará uma apresentação sobre o tema “Finanças e Saúde Pública: O futuro do SUS”. O encontro é aberto ao público e acontece no dia04 de outubro, às 19h30, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, localizada à avenida Castro Alves, 61.

Funcia é um dos principais críticos da PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que congela por 20 anos os gastos públicos, com prejuízos à saúde pública. A queda nos investimentos pode chegar a R$ 900 bilhões, até 2036, validade da medida.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, afirma que o tema gera impacto em toda a população, dos usuários do Sistema de Saúde, aos trabalhadores que exercem funções correlatas à saúde e profissionais que estão diretamente na assistência.

“Impacta a população em geral, uma vez que, temos de lembrar que o SUS não é só atendimento médico e remédio. O SUS é Vigilância Sanitária, Epidemiológica, é vacinação, controle de zoonoses, Samu, enfim, as pessoas que têm plano de saúde também são usuárias do Sistema Único de Saúde”, destaca.

COMUS

Conforme Tereza Machado, secretária do Comus (Conselho Municipal da Saúde), a presença de um técnico do Conselho Nacional de Saúde, em Marília, fortalece a atuação do importante colegiado local que representa usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços em Saúde, entre outros, para acompanhar a gestão municipal.

“O Comus trabalha no controle social e, entre outras funções, tem a tarefa de aprovar as contas da saúde. Nossa preocupação é com o bom uso dos recursos e a qualidade dos serviços. A palestra do Dr. Funcia será muito importante para conhecermos ainda melhor a questão do financiamento da saúde”, disse Tereza.

A iniciativa, explica a conselheira, faz parte dos preparativos para as Pré-Conferências de Saúde do município. Durante as prévias, que acontecem no dia 17 de outubro, às 19h30, na Emef Edméa Sola, serão formuladas pela população as propostas que serão encaminhadas à etapa seguinte.

A X Conferência Municipal de Saúde acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro Universitário Univem. Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde do município.