29 AGO 2018
Marília terá “Hora do Mamaço” para encerrar Agosto Dourado

Para marcar o encerramento de um mês com intensas atividades, o BLH (Banco de Leite Humano), um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, promove sexta-feira (31), a partir das 13h30, a segunda edição da “Hora do Mamaço”. Dezenas de mães são aguardadas para amamentar seus filhos na Praça “Saturnino de Brito”, em frente à Prefeitura Municipal.

Profissionais de saúde distribuirão material informativo e haverá atrações artísticas sobre o tema. O encontro é o auge da programação municipal no “Agosto Dourado”, um movimento global apoiado por organizações internacionais, incluindo a Waba (World Alliance for Breastfeeding Action), para estimular ao redor do mundo a alimentação dos bebês com o leite materno.

A cor tema decora monumentos públicos, fachadas, serviços de saúde e remete ao líquido precioso que alimenta e imuniza as crianças. Em Marília, dezenas de USFs (Unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) fizeram decoração para receber a população, além de organizar encontros, palestras e ações educativas.

No mês de agosto, as equipes de enfermagem intensificaram as orientações sobre amamentação nos grupos de gestantes e puérperas, visitas domiciliares e puericultura. A equipe do BHL, sob a supervisão da enfermeira Sandra Domingues, visitou várias unidades.

EDUCAÇÃO

Neste ano, destaque para a forte parceria com a Secretaria Municipal da Educação, reforçando uma iniciativa pioneira em Marília: as salas de amamentação nas Emeis. A cidade foi a primeira do Brasil a instalar estes espaços exclusivos para receber as mamães e crianças no horário escolar.

Cinco salas já estão em funcionamento. A mais recente, instalada na Emei Favo de Mel, foi inaugurada na última terça-feira (28), junto com a entrega da reforma e ampliação da unidade escolar.

CULTURA NO MAMAÇO

A Secretaria Municipal da Cultura também é parceira da campanha. Durante o “Mamaço” haverá exposição fotográfica (Amanda Porto e Michele Rodrigues), contação de histórias (Escola de Música e Movimento Carol Alaby), apresentação do grupo de dança Circular Giragaia e musical com a cantora Malu, da banda Fama Trio, com uma canção composta especialmente para o tema.

SERVIÇO

A Hora do Mamaço nesta sexta-feira (31) terá participação livre de todas as interessadas. Basta comparecer e amamentar. O ônibus da Saúde estará estacionado na praça Saturnino de Brito para apoio, com trocador.

Mais informações podem ser obtidas pelo www.horadomamaco.wordpress.com. O tema também é destaque no site www.waba.org.my. O Banco de Leite de Marília está instalado na rua 15 de Novembro, 50, com atendimento ao público das 7h30 às 13h30. O telefone é o 3413-8696.

Fotos: Arquivo PMM

Edição 2017 da “Hora do Mamaço” em Marília; atitude de amor