25 SET 2019
SAÚDE
“Programa Saúde na Escola” reúne Secretarias; temas desta vez são nutrição e saúde mental

Iniciativa é uma política intersetorial do Brasil, instituída em 2007, partindo do princípio que o aluno e ‘usuário tanto da Educação quanto da Saúde’, necessitando atenção integral

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Educação e da Saúde, deu sequência às atividades do “Programa Saúde na Escola” – PSE. A iniciativa federal foi criada há 12 anos como política intersetorial – envolvendo os dois Ministérios – e se desdobra em redes locais nas cidades que aderiram ao programa.

Mobilização visa, ao mesmo tempo, educar e melhorar a assistência à saúde da criança e do adolescente. O trabalho, explica a articuladora Geórgia Balbino Guedes Pinto, da Secretaria da Saúde, passa pelo engajamento dos profissionais.

“Trazemos com frequência alguns temas para que os próprios servidores conheçam melhor os serviços públicos, as redes e alguns aspectos da assistência. Dessa forma, o profissional que está em contato com a criança/adolescente atendida terá mais condições de desenvolver seu trabalho na proposta do PSE”, explica Geórgia.

SAÚDE MENTAL

A psicopedagoga Sátia Regina Alves de Almeida, chefe do Caps-i Catavento (Centro de Atenção Psicossocial), fez uma apresentação no Programa Saúde na Escola, tirou dúvidas e discutiu aspectos do atendimento à criança e adolescente, em relação à saúde mental.

Com novos paradigmas, transformações nas relações familiares e interpessoais, além de fenômenos como as redes sociais, as escolas têm se deparado cada vez mais com comportamentos complexos, que desafiam os professores.

Sátia colocou a experiência da equipe à disposição, mas explicou que existe um perfil bem definido para atendimento no Caps. “Nem todo caso de indisciplina, de ‘desajuste comportamental’, exige consulta psiquiátrica. Precisamos adotar uma cautela em relação à ‘medicalização’ e a visão que está sendo construída de comportamento x saúde”, disse.

NUTRIÇÃO

Em continuidade à produção de materiais (informativos, em vários formatos) o PSE planeja um banner para cada unidade saúde-escola com a representação gráfica que indica a proporção de cada tipo de alimento.

Antes chamada de pirâmide alimentar, agora a ilustração é um círculo, que conforme profissionais de nutrição, traduz melhor o conceito da distribuição dos elementos. A apresentação foi feita pela nutricionista Regiane Kume.

O encontro contou ainda com a apresentação da equipe do programa “Consultório na Rua”, uma conquista da secretaria municipal da Saúde para atendimento a pessoas sem moradia ou que se encontram em situação de rua, por meio de equipe multidisciplinar.