31 JUL 2018
Oficial de farmácia Herculano Vasques dá nome ao Caps Com-Viver

Oficial de farmácia por profissão, nascido em 1914 e falecido em 1999, o mariliense de coração Herculano Vasques dá nome ao Caps Com-Viver (Centro de Atenção Psicossocial), que terá novas instalações reinauguradas nesta quinta-feira (2), às 9h. O município renova a homenagem durante a solenidade. O serviço passará a funcionar na rua Marquês de São Vicente, 322, próximo ao Yara Clube, zona leste da cidade.

Conforme dados informados pela família, Herculano mudou-se de Jaú em 1963 para acompanhar a filha que veio estudar pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atualmente integrada à Unesp).

Trabalhou na Farmácia Noturna de 1963 até sua aposentadoria. Depois, trabalhou como diretor acadêmico no Diretório Acadêmico Dr. Cristiano Altenfelder da Silva, na Famema (Faculdade de Medicina de Marília), onde era responsável pela farmácia que entregava medicação para a população carente.

Herculano prestou atendimento à população em geral de forma ética, eficiente e humanizada. Foi casado com dona Romana de Paula Vasques com quem teve duas filhas (Celi e Miriam).

Celi é doutora em matemática, aposentada da Unesp de Araraquara, onde continua como coordenadora dos cursos de Humanas. Miriam foi a primeira psiquiatra do Caps Com-Viver e funcionária da prefeitura de setembro de 2002 até maio de 2013.

EQUIPE COMPLETA

A equipe atual do Caps é formada por dois psiquiatras, duas psicólogas, enfermagem (duas enfermeiras, três técnicas e uma auxiliar), um terapeuta ocupacional e duas assistentes sociais. Unidade conta ainda com apoio de uma profissional de serviços gerais, um motorista e um vigia.

A supervisora do Programa de Saúde Mental do município, a psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, relata que o prédio atual já não atendia mais as necessidades. Além de antigo, ficou acanhado para oferecer condições adequadas às oficinas terapêuticas, consultórios e espaços de convivência.

“O Caps proporciona consulta médica e de enfermagem, atendimento social e psicológico, mantém oficinas diversas (culinária, teatro, musicalização, artes manuais) em um espaço onde estimulamos o desenvolvimento humano e social. A proposta é abrangente e os resultados terapêuticos têm sido surpreendentes”, afirma Simone.

SERVIÇO

A inauguração das novas instalações do Caps Com-Viver nesta quinta-feira, a partir das 9h, e contará com apresentações artísticas dos pacientes e a presença de familiares, profissionais da área da saúde mental e autoridades.

Fotos: Júlio César de Carlis