31 JUL 2018
Vacinação contra Pólio e Sarampo terá mobilização neste sábado, “Dia D”

Pais e responsáveis por crianças com um ano completo e menos de cinco anos têm compromisso marcado, neste sábado (4), com a Saúde. Acontece no Estado de São Paulo o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio (Paralisia Infantil) e o Sarampo. Todas as unidades de saúde de Marília estarão abertas das 8h às 17h.

Mobilização da Secretaria Municipal da Saúde visa ampliar a cobertura vacinal contra as duas doenças, além de atualizar as cadernetas de vacinação de todas as crianças do município. É importante levar caderneta e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Independente se a criança já tomou as vacinas contra pólio ou sarampo, todas serão imunizadas. Centenas de servidores do município e do programa ESF (Estratégia Saúde da Família) serão mobilizados neste sábado para receber a população.

Quem perder a data ainda poderá participar da campanha, levando a criança a uma unidade de saúde até o dia 31 de agosto. O objetivo do Ministério da Saúde é manter o controle do sarampo, doença que voltou a ter casos registrados no país.

Também é meta nacional manter erradicada a Poliomielite (paralisia infantil), doença que registrou 26 mil casos no país entre 1968 a 1989 e não apresenta novos casos há quase 30 anos. Porém, a preocupação é mundial, uma vez que o vírus circulou em 23 países nos últimos três anos.

ATENÇÃO AO CALENDÁRIO

A Secretaria Municipal da Saúde alerta que os pais e responsáveis não devem aguardar campanhas, para fazer a vacinação. Os imunobiológicos contra Polio e Sarampo estão disponíveis na rede de saúde o ano todo e fazem parte do calendário vacinal.

Toda criança que completa dois meses precisa tomar a 1ª dose da vacina contra a Pólio. Aos 12 meses, é necessária a aplicação da tríplice viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. A segunda dose da tríplice é aplicada três meses depois.

COBERTURA LOCAL

Em Marília, a cobertura vacinal tem aumentado nos últimos anos. Em 2017 a BCG (contra a Tuberculose) ultrapassou 100% dos recém-nascidos moradores no município. O alcance da vacina contra a Pólio subiu de 64,59% em 2016 para 85,51% em 2017.

A tríplice viral, que havia registrado cobertura de 68,54% (1ª dose) e 51,61% (2ª dose) em 2016, subiu para 81,46% e 73,45%, respectivamente, no ano passado. Estes números mostram melhora, avalia a secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, mas não há motivos para comemoração.

“O programa brasileiro é um dos mais completos do mundo. Precisamos valorizar, incentivar as pessoas à adesão e perseguir índices de cobertura da totalidade da população. Vidas serão salvas, por isso não podemos admitir retrocessos. Não vamos voltar ao passado”, disse a titular da pasta.

SERVIÇO

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”.

O acesso às vacinas independe do território de residência, porém é importante apresentar caderneta de vacinação e o cartão do SUS. A Secretaria Municipal atende pelo (14) 3402-6500.

Foto: Júlio César de Carlis