25 SET 2019
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO

Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública prepara logística para agilizar coleta nas escolas; trabalhos artesanais de produção de enfeites terão início

O Concurso Cultural Natal PET – Preservação do Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura de Marília e pela Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), com apoio da Coca-Cola Femsa Brasil, Dori Alimentos, Marilan e Elétrica Leati, ampliou para 44 o número de escolas municipais inscritas e cerca de 15 mil garrafas PET arrecadadas.

O concurso foi lançado oficialmente final de agosto pelo prefeito Daniel Alonso e pelo presidente da Acim, Adriano Luiz Martins. Trata-se de ação que combina educação ambiental e uma nova e criativa forma de decorar a cidade para o Natal.

O objetivo principal é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global, além de decorar a cidade para o período natalino – o Natal Pet fará parte da decoração do Natal Iluminado 2019 em Marília.

As escolas que arrecadarem mais garrafas PET serão premiadas com vale compras nas lojas conveniadas com a Acim, sendo R$ 5 mil para o primeiro lugar; R$ 3 mil para o segundo lugar; R$ 2 mil para o terceiro lugar; R$ 1.500 para o quarto lugar; e R$ 1 mil para o quinto lugar.

Na próxima semana, a secretaria municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública terá uma logística própria para a coleta de recicláveis do concurso. Também terá início a produção das árvores e outros enfeites de Natal, dando a destinação final às garrafas.

As escolas municipais já inscritas, por região da cidade, são as seguintes:

Zona Sul – Antônio Moral, Antônio Ribeiro, Myrthes Pupo de Negreiros, Nicácia Garcial Gil, Nivando Mariano dos Santos, Paulo Freire, Reny Pereira Cordeiro, Amor Perfeito, Arco Íris, Pingo de Gente, Raio de Sol e Sementinha.

Zona Norte – Américo Capelozza, Cecília Alves Guelpa, Mário Covas, Isaltino de Campos, Olímpio Cruz, Roberto Caetano Cimino, Ciranda Cirandinha, Clara Luz, Criança Feliz, Estrelinha Dourada, Leda Casadei, Primavera, Príncipe Mikasa e Restaurante Infantil.

Zona Leste – Bem Me Quer, Chapeuzinho Vermelho, Copo de Leite, Irmão Maurício e Monteiro Lobato.

Zona Oeste – Marina Betti Cezar, Lar da Criança, Amaury Pacheco, Edméa Sola, Geralda Vilardi, Chico Xavier, Beija Flor, Fernando Mauro, Flauta Mágica, Roda Pião, Sítio de Pica Pau Amarelo e Walt Disney.

O CONCURSO

As garrafas devem estar limpas e secas para serem armazenadas nos recipientes, sendo que o período de recolhimento das garrafas PET irá até o dia 1º de novembro – teve início no dia 1º de setembro.

“O Natal PET tem conseguido alcançar o objetivo e prova disso é que em apenas 11 dias foram arrecadadas cerca de 5.000 garrafas. É um número bastante expressivo e solicito que as escolas da nossa rede que ainda não estão inscritas, que façam essa adesão à campanha para que possamos arrecadar o maior número de garrafas PET possível e realizar um grande Natal Iluminado em nossa cidade”, disse o prefeito Daniel Alonso.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, destacou a importância da consciência ecológica de cada cidadão. “A nossa intenção é despertar nos alunos das escolas municipais essa consciência ecológica para que possam não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às famílias e à comunidade”.

Além das secretarias municipais de Educação e de Cultura, o concurso conta com apoio também de outras secretarias, como Obras Públicas, Assistência e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Limpeza Pública e Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

25/09/2019
Fotos da Notícia: Concurso Cultural Natal PET chega a 44 escolas participantes e já são 15 mil garrafas arrecadadas