19 JUL 2018
Campanha contra Pólio e Sarampo é antecipada; “Dia D” será 4 de agosto

Começa no sábado, dia 4 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Pólio e Sarampo. No Estado de São Paulo o “Dia D”, quando as unidades de saúde abrem excepcionalmente, acontece logo no primeiro dia de campanha. Devem procurar as unidades de saúde pais ou responsáveis com todas as crianças com mais de um ano e menos de cinco anos de idade.

Devido a novos casos de sarampo no Brasil e ameaça da pólio no mundo, neste ano o Ministério da Saúde está reforçando a divulgação das duas vacinas (pólio e sarampo), sem deixar de lado a atualização das demais, que também fazem parte do esquema vacinal.

CADERNETA DE VACINAÇÃO

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pelo Programa de Imunização local, explica que todas as crianças que já completaram um ano e tem menos de cinco são aguardadas, mesmo as que já tomaram a vacina.

É importante, segundo ela, apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). “Infelizmente temos visto, no Brasil e no mundo, novos casos de doenças que já estavam praticamente erradicadas. Todos têm responsabilidade”, disse Renata.

A campanha para intensificação das vacinas contra Pólio e Sarampo seguirá até o dia 31 de agosto. A Secretaria Municipal da Saúde alerta, porém, que os imunobiológicos estão disponíveis na rede de saúde o ano todo e fazem parte do calendário vacinal.

Toda criança que completa dois meses precisa tomar a primeira dose da vacina contra a Pólio. Aos 12 meses, é necessária a aplicação da tríplice viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. A segunda dose da tríplice é aplicada três meses depois.

COBERTURA LOCAL

Em Marília, a cobertura vacinal tem aumentado nos últimos anos. Em 2017 a BCG (contra a Tuberculose) ultrapassou 100% dos recém-nascidos moradores no município. O alcance da vacina contra a Pólio subiu de 64,59% em 2016 para 85,51% em 2017.

A tríplice viral, que havia registrado cobertura de 68,54% (1ª dose) e 51,61% (2ª dose) em 2016, subiu para 81,46% e 73,45%, respectivamente, no ano passado. Estes números mostram melhora, porém ainda é preciso buscar índices maiores, para a segurança das crianças.

SERVIÇO

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”.

O acesso às vacinas independe do território de residência, porém é importante apresentar caderneta de vacinação e o cartão do SUS. A Secretaria Municipal atende pelo (14) 3402-6500.

Foto: Arquivo PMM

Criança recebe vacina contra a poliomielite, em campanha anterior; proteção à vida