21 JUN 2018
EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Marília divulgou nesta quinta-feira (21) o resultado financeiro do sucesso da mudança da entrega de alimentos diretamente nas escolas. De um determinado alimento, no período de seis meses em comparação de 2017 para 2018, houve uma economia de cerca de R$ 800 mil. A mudança que aconteceu no primeiro mês deste ano é comemorado pelas diretoras.

No período de janeiro a junho de 2017 foram empenhados para a compra de proteína animal um total de R$ 2.742.307,00; já no mesmo período em 2018 foram empenhados R$ 1.977.143,00, gerando uma economia de quase R$ 800 mil.

A ideia da entrega ponto a ponto era um projeto do prefeito Daniel Alonso e, junto com o secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi, foi implantada no início de 2018.

Com a mudança, os gêneros alimentícios que compõem a merenda escolar, principalmente a carne, passaram a ser entregues semanalmente pelo fornecedor na própria escola, sem passar pela Divisão de Alimentos (Cozinha Piloto). Hoje a rede municipal de Ensino possui 57 unidades escolares – 35 Emeis, 17 Emefs, duas Emefeis e três escolas parceiras.

“Com esse novo método as escolas recebem os alimentos de forma regular e precisa. Só nesses primeiros meses já chegamos ao numero de R$ 800 mil em economia. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a nossa educação e a merenda é com certeza fundamental no processo ensino-aprendizagem”, disse o prefeito Daniel Alonso.

O secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi, afirmou que a entrega ponto a ponto era prioridade do município. “Decidimos implantar esse novo método, pois entendemos que poderíamos fazer essa entrega direta do fornecedor para as escolas. E hoje, vendo as escolas, está funcionando muito bem, deixando diretores, servidores e pais de alunos plenamente satisfeitos.”

CAE

Este novo tipo de entrega teve o apoio total do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), como explica a presidente do órgão, Patrícia Felicíssimo Pereira. “O CAE está de pleno acordo com a entrega ponto a ponto, que facilitou as questões de recebimento, armazenamento e manuseio, principalmente da carne, que agora já vem em cubos e embalada pelo próprio fornecedor, não havendo risco de contaminação. Só temos que parabenizar a iniciativa da administração, pois desta forma a escola já recebe a quantidade apropriada para o consumo naquela unidade escolar.”

A preocupação com a qualidade da merenda é constante no CAE. “Atualmente a qualidade da merenda escolar é muito boa. Recentemente foram incluídos mais hortifrutis e as carnes suínas e de peixe. Estamos trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e estamos fazendo reuniões periódicas com a equipe da Divisão de Alimentos, equipe de nutricionistas e com a própria secretaria com objetivo de continuar fazendo os ajustes necessários no cardápio. A secretaria tem nos dado abertura e apoio para o desenvolvimento do nosso trabalho, com objetivo de sempre melhorar o cardápio e o próprio atendimento ao aluno”, afirmou a presidente do CAE.

O órgão é formado por 14 membros, sendo sete titulares e sete suplentes. A composição conta com representantes de professores, da Secretaria Municipal da Educação, da Câmara Municipal, de pais de alunos e da sociedade civil organizada.

ESCOLAS

A entrega ponto a ponto dos gêneros alimentícios, principalmente da carne, também foi aprovada pela rede municipal, cujas diretoras destacaram a mudança.

Para Michele Felisberto Faria, auxiliar de direção da Emei Mãe Cristina, a mudança facilitou o armazenamento e a própria preparação dos alimentos.

“Atualmente os alimentos já vêm na quantidade correta e são entregues semanalmente. Temos um freezer horizontal e fica bem prático a gente armazenar, pois a carne já vem desossada e embalada em cubos. A entrega da merenda está regular e só temos que parabenizar a todos por esta mudança que facilitou o trabalho das atendentes de escola”, disse Michele.

A Emei Mãe Cristina fica na rua Coronel José Brás, 536, bairro Boa Vista, na região central, e atende 92 alunos na faixa etária de quatro meses a dois anos. Possui seis turmas em período integral (das 8h às 17h) e conta com 34 servidores.

Já a diretora da Emei Criança Feliz, Ana Lúcia Jacob, destacou a pontualidade na entrega da merenda. “Com a entrega direta do fornecedor para a escola houve uma melhora significativa, pois hoje os alimentos chegam no dia correto e na quantidade certa. Isto facilita muito o trabalho. A própria atendente de escola recebe, confere a quantidade e, se houver qualquer diferença, a gente é informada e já resolve na hora com a própria empresa fornecedora, sem precisa passar pela Cozinha Piloto. Atualmente não existe desperdício, pois os alimentos vêm na quantidade correta e com entregas semanais e pontuais.”

A Emei Criança Feliz, que fica na avenida Guiomar Novaes, 155, no bairro Santa Antonieta, zona norte da cidade, atende 870 alunos na faixa etária de um ano a cinco anos, com total de 38 turmas em períodos parcial e integral, tendo 70 servidores.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM/Mauro Abreu

21/06/2018
Fotos da Notícia: Entrega de alimentos diretamente nas escolas gerou economia de R$ 800 mil em seis meses
Ver Mais Fotos