24 SET 2019
Ministério da Saúde deixa de repassar vacinas e faltam Meningo C e Pentavalente

Prefeituras são responsáveis pela distribuição nos postos, pela aplicação e o controle; falhas no processo que envolve importação deixam municípios com estoques zerados

Visando transparência e correta informação à população, a Prefeitura Marília esclarece que os municípios não produzem, não adquirem e não tem atribuição legal e capacidade de sanar problemas envolvendo o desabastecimento de vacinas.

A falta desse importante insumo tem gerado preocupação e reiteradas solicitações do município junto aos órgãos competentes, mas as prefeituras dependem de ações federais para efetiva solução, que envolvem, inclusive, a importação de vacinas e matérias primas.

Estão em falta na rede na rede pública, com impacto nacional, as vacinas Meningo C, que protege contra meningite, e também a Pentavalente – difteria, tétano, coqueluche, influenza B e hepatite B. Ambas as vacinas são indicadas antes do primeiro ano de vida.

A Prefeitura esclarece que a responsabilidade pelo fornecimento ao município é do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que por sua vez recebe os imunobiológicos da Cenadi (Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos).

Por meio da secretaria municipal da Saúde, são enviados informes técnicos pelo Estado que apontam o desabastecimento nacional. Há previsão do recebimento de novas doses da vacina contra meningite em outubro. Já a Pentavalente deve ser recebida em novembro.

A população continuará sendo informada por meio da imprensa e da Ouvidoria da Prefeitura de Marília, que também orienta aos usuários relatarem suas demandas pela Ouvidoria Federal – Ministério da Saúde (163).