15 JUN 2018
Campanha contra a Gripe é prorrogada; Marília quer envolvimento das escolas

Ministério da Saúde anunciou mais uma semana de duração na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que terminaria nesta sexta-feira (15). O novo prazo acaba dia 22, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, que segue abaixo da meta na maior parte do país. Como estratégia local, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília está reforçando o contato com as escolas do município para que alertem os pais.

O objetivo é ampliar a cobertura em um dos grupos com menor adesão: o das crianças com idades entre seis meses e cinco anos incompletos. A rede municipal de ensino já enviou avisos às famílias, destacando o período e a importância da vacina. A secretaria está reforçando a abordagem às escolas particulares.

As vacinas aplicadas nas clínicas particulares também são computadas no indicador de cobertura informado pelo SUS. “Quando falamos em meta de 90% também há a participação dos serviços privados. O sistema que colhe estas informações é único”, relatou Renata Plácido, responsável pelo Programa de Imunização do município.

Além disso, busca ativa está sendo realizada pelas unidades de saúde, com base no cadastro das famílias de cada território, para incentivar a vacinação contra a gripe.

Em Marília a vacina está disponível nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas unidades que atendem as 37 equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família). Na média, considerando todos os grupos prioritários, a cobertura está em 73,40%.

A vacina oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os vírus Influenza B e Influenza A (subtipos H1N1 e H3N2).

Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora do órgão, esclarece que as complicações da gripe podem levar à morte, independente do tipo ou subtipo. Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde são formados pelos mais vulneráveis.

RESULTADOS

O balanço desta semana (até quinta-feira, 14) aponta que 54.526 doses já foram aplicadas na cidade, desde o início da campanha, em 23 de abril. Esse número corresponde ao público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, mais as vacinas aplicadas em pessoas com doenças crônicas ou outras indicações médicas.

O relatório aponta que a maior cobertura continua entre os idosos. Dos 29.992 estimados, 82,09% já estão vacinados (24.619 doses aplicadas). Entre as mulheres que deram à luz recentemente, 68,22% também já foram imunizadas (249).

A menor adesão está no grupo das crianças. Pais e responsáveis levaram apenas 51,83% para imunizar (o que representa 6.156 doses), ante a uma população estimada em 11.878 pessoas nessa faixa etária.

Marília imunizou 72,41% dos trabalhadores da saúde, 57,43% das gestantes e 90,77% dos profissionais de educação que são aguardados.

Entre as pessoas que têm comorbidades, não há apuração percentual. O maior número de doses aplicadas refere às pessoas com doenças respiratórias (5.545). A segunda patologia é diabetes (1.995) e a terceira, cardiopatia (1.033).

QUEM PODE SER VACINADO

Devem ser imunizados idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de educação e mulheres que deram à luz há até 45 dias.

Também devem receber a vacina, mediante comprovação, pessoas com doenças crônicas. A declaração médica ou mesmo uma receita de medicamento, relacionada à doença relatada, tem validade como comprovante.

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKKlink “estrutura organizacional”. A Secretaria Municipal da Saúde atende pelo (14) 3402-6500.

Foto: Júlio César de Carlis