15 JUN 2018
Sociedade de Mastologia promove evento em Marília no próximo dia 23

Marília recebe, no próximo dia 23 (sábado), o curso de “Atualização em Imaginologia Mamária e Manejo Axilar”, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional São Paulo. Autoridades da área no Estado de São Paulo participam da programação gratuita, que conta com apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Marília para divulgação.

O evento é organizado pelos médicos Wellerson de Aguiar Miranda e Carlos Alberto da Silva Giandon e será realizado na sede regional da APM (Associação Paulista de Medicina), que fica na avenida Pedro de Toledo, 179. Tem o apoio institucional da entidade e também da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).

Giandon é docente da Faculdade de Medicina da Unimar (Universidade de Marília) e responsável pelo Ambulatório de Patologias Mamárias da Secretaria Municipal da Saúde, onde é ofertado atendimento por meio do SUS com estrutura, inclusive, para diagnóstico do câncer de mama.

O ambulatório, equipado com aparelho de ultrassom e estrutura para biópsia, é considerado atendimento secundário. Já a rede básica é classificada como primária. É onde as mulheres são atendidas diariamente, com queixas ou não, que podem indicar a suspeita da doença.

A unidade especializada, que funciona na UBS Alto Cafezal, comemorou em 2017 dez anos de criação, numa parceria entre o município, Santa Casa de Marília e Instituto Avon. Mais de 8,1 mil atendimentos já foram realizados ao longo do período.

PROGRAMAÇÃO

O evento técnico confirma Marília, ao lado de Botucatu, Campinas e a Capital do Estado como referências na especialidade. Entre os presentes estará a médica Adriana Akemi Yoshimura, do Hospital Sírio-Libanês.

Serão abordados temas como Rastreamento Mamográfico, BIRADS mamográfico 5ª edição, BIRADS ultrassonográfico / Apresentação ultrassonográfica, RM de mamas, avaliação ultrassonográfica e manejo cirúrgico da axila, entre outras especificidades. A programação completa está em www.sogesp.com.br/eventos/agenda.

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas na SBM/Regional São Paulo pelo telefone (11) 3107-8166 e e-mail [email protected] (falar com Célia). Ou ainda junto à APM / Marília, pelo (14) 3433-5246 e e-mail [email protected] (Alexandre).

Foto: Arquivo PMM