24 SET 2019
SAÚDE
Prefeitura promove evento aberto ao público sobre o Alzheimer com a presença de geriatra

Encontro será no Teatro Municipal; população poderá tirar dúvidas sobre a doença

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e da Cultura, em parceria com o HCFAmema (Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina de Marília), promove nesta terça-feira, dia 24, um encontro aberto à toda a população para tirar dúvidas sobre o Mal de Alzheimer, no Teatro Municipal “Waldir Silveira de Melo”.

O evento começa às 14h e contará com uma abordagem médica sobre a doença e também programação artística. Não é necessário fazer inscrição prévia ou retirar convites. Basta comparecer.

A conversa será com o médico geriatra Guilherme Genta dos Santos, assistente de ensino da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). O profissional fará uma apresentação geral sobre o assunto. Em seguida, irá esclarecer dúvidas do público.

Por meio da Secretaria Municipal da Cultura, o evento terá apresentação do Projeto Guri e do Teatro da Cidade – Turma da Melhor Idade: fragmentos do espetáculo “Água Fonte da Vida”. Com abordagem leve, o tema Alzheimer e a memória ocuparão o palco.

A enfermeira Carolline Ramos Lima Matias, encarregada do setor de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal da Saúde, destaca a oportunidade para a população. Ela lembra que o Alzheimer está cada vez mais incidente e é preciso informação.

“A população está vivendo mais tempo, o que gera um aumento de doenças como o Alzheimer. É uma realidade para o qual temos que estar preparados, por isso a importância de campanhas como essa, que favorecem a desmistificação acerca da doença e levam informação qualificada à população”, destacou.

O ALZHEIMER

Conforme dados do Ministério da Saúde, o mal de Alzheimer atinge 33% da população com mais de 85 anos de idade. No Brasil, estima-se que haja 1,1 milhão de pessoas com a doença.

A doença é neurodegenerativa, causada pela morte progressiva de células do cérebro, prejudicando funções como memória, atenção e orientação e linguagem, o que gera graves consequências para qualidade de vida dos pacientes.

Apesar de não haver cura para a doença de Alzheimer, o tratamento e o cuidado adequados podem proporcionar maior sobrevida e mais qualidade de vida. Por isso a importância da família estar bem orientada e participar do cuidado ao idoso acometido.