07 JUN 2018
SAÚDE
Parceria entre Prefeitura e deputado federal traz mais de R$ 300 mil para a Saúde

O Fundo Municipal de Saúde de Marília confirmou o repasse de R$ 125 mil e há previsão de mais R$ 190 mil, em emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD) para o município.

Os recursos já liberados são carimbados para a compra de equipamentos da área de odontologia. Conforme a necessidade do Programa de Saúde Bucal, a Secretaria Municipal da Saúde poderá definir entre os itens do chamado “combo odontológico”.

Entre os itens autorizados pelo Ministério da Saúde estão cadeira odontológica, aparelhos periféricos como fotopolimerizador, amalgamador, ultrassom e compressor odontológico, entre outros, que serão selecionados após análise da coordenação do programa.

Marília conta com consultórios odontológicos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidades Saúde da Família), incluindo os distritos; PA Sul (Pronto Atendimento), UPA na zona norte e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

TRANSPORTE

Já o montante aguardado (emenda de R$ 190 mil) será investido na aquisição de um veículo de transporte para passageiros sentados, modelo utilitário, com acessibilidade e acesso a cadeirante.

A liberação da emenda já está confirmada, faltando ainda o depósito ao Fundo Municipal de Saúde. Após o recebimento, o município fará licitação para aquisição do veículo, que deverá ser integrado à frota da Central de Ambulâncias.

AGRADECIMENTO

Para o prefeito Daniel Alonso, a iniciativa do deputado Walter Ihoshi significa “efetiva representatividade e cumprimento do papel parlamentar”. Ele destaca que a população espera exatamente esta atitude de seus escolhidos.

“Em um esforço imenso, no ano passado, adquirimos 14 veículos somente para a Saúde, fora as outras secretarias. Mas, melhor que comprar com o dinheiro do tesouro de Marília, é usarmos essa possibilidade de repasse, que precisa de colaboração do deputado. Essa emenda vai trazer um grande benefício à população”, disse o prefeito.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, lembrou que esse mecanismo de transferência de recursos depende de vontade política e pode reforçar ainda mais a estrutura de saúde do município. “Para este ano teremos uma série de investimentos resultado deste diálogo, da representatividade”, declarou Kátia.

Foto: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM