10 MAI 2018
Marília amplia estrutura dos Caps e atua em rede para fortalecer Saúde Mental

Dados do Ministério da Saúde apontam aumento de 12% em apenas cinco anos, no número de suicídios no país. O problema também tem sido observado em Marília e municípios do mesmo porte. A Secretaria Municipal da Saúde tem atuado, desde o início de 2017, para fortalecer o Programa de Saúde Mental, por meio dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e articular ações da rede local de serviços.

Para a secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, “a complexidade do tema exige um novo pacto de responsabilidade”. Ela defende a inovação nas estratégias de abordagem, num trabalho multissetorial, e ampliação da participação da família e de organizações como a igreja, a escola e os espaços de convivência social.

“Precisamos de uma rede de saúde mental completa e eficiente, mas a prevenção ao suicídio depende também de outros recursos. As pessoas vulneráveis ao suicídio não estão, necessariamente, inseridas nos serviços de saúde mental. Em geral, são pessoas com as quais convivemos cotidianamente. Algumas nem reconhecem esse risco, já outras pedem ajuda indiretamente. Temos que observar os sinais”, disse Kátia.

ARTICULAÇÃO

Desde o ano passado, funciona na secretaria municipal o “Fórum de Saúde Mental”, com a participação dos serviços municipais, da unidade especializada da Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília), do Hospital Espírita de Marília, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria de Assistência Social, Unesp, Tribunal de Justiça de São Paulo e comunidades terapêuticas.

Além da articulação da rede e da melhoria no sistema, a Prefeitura de Marília investiu recursos financeiros e contratou novos servidores para a saúde mental (recente concurso), adquiriu uma van para transporte de pacientes e está adequando espaço físico de unidades.

CAPS

A Prefeitura mantém duas unidades do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), com atendimento multiprofissional, incluindo médicos psiquiatras. O Caps Com-Viver é voltado para adultos. Atualmente, recebem atendimento um total de 216 pacientes.

A maioria dos atendidos está distribuída entre não-intensivo (84) e semi-intensivo (110). Outros 22 estão em regime intensivo, frequentando a unidade diariamente, devido ao maior sofrimento psíquico.

O município conta ainda com o Caps-i (Infantil) Catavento, uma unidade especializada no atendimento a crianças e adolescentes. São cerca de 100 pacientes, que a partir do último concurso público realizado passaram a contar com equipe multiprofissional completa, formada por médico psiquiatra infantil, assistente social, psicopedagoga, profissionais de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, fonoaudiólogas e técnicas de enfermagem.

Sob gestão estadual, a cidade também oferece vagas no Caps AD, um serviço mantido pela Famema, especializado na atenção a dependentes de álcool e outras drogas.

REDE BÁSICA E AVANÇADA

Marília conta ainda com o serviço de psicologia, em unidades de saúde de referência. A saúde mental e bem-estar psicossocial também são trabalhadas por meio do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa de Saúde da Família), nos encontros regulares dos grupos de atividades físicas e terapêuticas.

Todos os médicos clínicos das 12 UBSs  (Unidade Básica de Saúde) e 37 USFs (Unidades Saúde da Família) podem fazer avaliação e encaminhar usuários para os ambulatórios de psiquiatria referenciados pelo município, que funcionam na Policlínica, Famema e Unimar.

Sob regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) o município atende ainda urgências em psiquiatria no Hospital das Clínicas, Pronto Atendimento da zona sul e Upa (Unidade de Pronto Atendimento) localizada na região norte. A rede se completa com vagas SUS para internação no HEM, conforme a indicação médica.

“As ações que vem sendo realizadas pela Secretaria e parceiros são importantes para a prevenção ao suicídio, mas por si só não são suficientes, pois entendemos que a prevenção passa pelo comportamento social e a nossa percepção da saúde de quem está próximo. Por isso estamos iniciando novas frentes, voltadas principalmente à informação”, disse a secretária da Saúde.

Para saber mais sobre os serviços do município, basta procurar a unidade de saúde mais perto de casa, ou entrar em contato com as unidades do Caps: Com-viver (3451-4028), Infantil Catavento (3451-1660) ou Caps AD – Álcool e outras drogas – (3433-8606), ou ainda a Secretaria Municipal da Saúde, junto ao Programa de Saúde Mental. O telefone é o 3402-6500.

Foto: Arquivo PMM