27 MAR 2018
SAÚDE
Programa “Sorria Marília” entrega 18 mil kits de higiene bucal para alunos da rede municipal

Programa modelo na política de saúde bucal, o “Sorria Marília” garante instruções e kits de higiene (com escova, creme dental e porta escova) para 18 mil alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino.

A iniciativa da Prefeitura envolve as secretarias municipais da Saúde e da Educação. Para simbolizar este esforço e valorizar as ações do programa, o município promoveu nesta terça-feira (27), a abertura da 18ª edição da semana comemorativa.

De 26 a 30 deste mês, o “Sorria Marília” intensifica a divulgação do tema nas 57 instituições de ensino da rede e nas 50 unidades de saúde – entre unidades básicas, equipes da Estratégia Saúde da Família e Centro de Especialidade Odontológica.

Mas, conforme lembra a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, esse trabalho acontece durante todo o ano. A equipe técnica responsável trabalha junto com os diretores de escola, cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal e agentes de saúde.

“O objetivo é garantir nas escolas a rotina da escovação e a prevenção, além de assegurar a frequência regular ao dentista. Assim é possível o acompanhamento, diagnóstico e o encaminhamento a nossa unidade especializada, quando necessário. A proposta do programa é que seja uma atenção odontológica contínua”, explica Ana.

Os resultados, a balconista Adriana Martins Caetano, 40, mãe de Vitória (9 anos) e Tharine (7), sente em casa. “Elas não dão trabalho nenhum com escovação. Não preciso nem falar, a iniciativa já vem delas, porque a escola reforça o que ensinamos”, garante a mãe.

DIA DE FESTA

Durante a solenidade, as crianças da Emei Criança Feliz fizeram uma apresentação artística sobre o tema. Também participou o grupo de atividades físicas das USFs Julieta e Santa Antonieta III, sob a orientação da fisioterapeuta Mariane Silvado Marçal e a Educadora Física Aline Cardozo de Almeida, do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família).

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, repassou ao secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi, os kits que foram entregues na Emef Mário Covas, de forma simbólica, repassando os itens às crianças de toda a rede.

“De forma geral, o sistema tem uma grande distorção: ele cuida das pessoas quando já estão doentes. Isso é muito importante e necessário, mas podemos evitar muitos males, perdas e dores. Precisamos trabalhar a prevenção. Esse programa é um exemplo de como a lógica mais adequada pode ser estabelecida, como a saúde efetivamente pode estar em primeiro lugar”, destacou.

O secretário da Educação lembrou o entrosamento das equipes de saúde educação. São áreas decisivas ao bem-estar e qualidade de vida, destacou Helter. “As diretoras, coordenadoras, servidores da saúde e todos que trabalham para que o ‘Sorria’ aconteçam estão de parabéns. A escola é a base e nossas crianças merecem esse carinho e dedicação”, afirmou.

Os vereadores João do Bar e Cícero do Ceasa representaram o Poder Legislativo durante o evento.

Foto: Júlio César de Carlis