23 SET 2019
CULTURA
Secretaria da Cultura tem inscrições abertas para Workshop gratuito de Música Circular e Percussão Corporal

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizará no dia 19 de outubro (sábado), das 9h às 18h, o Workshop de Música Circular e Percussão Corporal, na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz”. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente por maiores de 16 anos.

As inscrições estarão abertas até o dia 18/10 (das 8h às 14h) na Casa de Cultura, localizada na Av. Santo Antônio, 136, ou pelo telefone (14) 3434-1889.

O evento é realizado através de uma parceria entre a Poiesis (Organização Social de Cultura), Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal da Cultura.

A atividade é uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical e será coordenada por Pedro Consorte, formado em Comunicação das Artes do Corpo pela (PUC-SP), com especialização em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (UNIP).

É indicada a qualquer pessoa, independente de formação, principalmente a quem deseja desenvolver a capacidade rítmica e de improvisação, aprimorar a coordenação motora e conhecer uma forma ampla de “musicalizar-se”.

O conteúdo do workshop atende ainda com bastante aproveitamento grupos específicos, como em projetos sociais e grupos artísticos das mais variadas áreas, que podem enriquecer sua didática com elementos da percussão corporal.

O workshop proporcionará aos participantes vivenciar uma experiência prática de ritmo, musicalidade e desenvolvimento humano, de uma forma divertida, criativa e coletiva. Serão propostos jogos e dinâmicas diferentes, para estimular a prática musical, a partir do corpo, da voz e da exploração dos diferentes sons corporais, abordando temas e conceitos como: rítmica, grooves, cantos circulares, improvisação, movimento e composição coletiva.

Segundo o professor, “a intenção do workshop é criar um ambiente de desenvolvimento perceptivo, facilitando a evolução das capacidades musicais, estimulando a percepção das individualidades e também a percepção coletiva no fazer musical.”

O OFICINEIRO

Pedro Consorte é formado em Comunicação das Artes do Corpo (PUCSP), especialização em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (UNIP), mestrando em Comunicação e Semiótica.

É professor do International Body Music Festival, facilitador, consultor e palestrante nas áreas de comunicação, Diálogo, Cooperação e Desenvolvimento Humano, com experiência profissional em mais de 15 países. Ex-integrante do espetáculo internacional de percussão cênica STOMP (Londres), co-diretor da Música do Círculo, projeto especializado em integração de grupos através de dinâmicas musicais e co-diretor do Retiro Internacional de Música circular.

Workshop de Música Circular e Percussão Corporal

Coordenação: Pedro Consorte

19/10 – sábado – 9h às 18h

Inscrições: até 18/10 das 8h às 14h

Seleção: por ordem de inscrição

Local: Casa de Cultura “Cristovam Ruiz” (Av. Santo Antônio, 136 – Centro)

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3434-1889.