23 SET 2019
ETE

Evento neste final de semana foi realizado nas Emefs Mário Covas, Amaury Pacheco, Myrthes Pupo Negreiros e Roberto Caetano Cimino

O Projeto e Trabalho Social da Obra de Tratamento do Esgoto, elaborado e executado pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, teve sequência no último final de semana, dias 20 e 21 de setembro.

Cerca de 1.000 alunos da rede municipal de ensino de Marília participaram de uma mostra de educação ambiental realizada nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Governador Mario Covas, Amaury Pacheco, Myrthes Pupo Negreiros e Roberto Caetano Cimino.

Os eventos fazem parte da Ação Integrada e Coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e integra as ações da Secretaria Municipal de Educação e órgãos municipais.

A mostra apresentou trabalhos de educação ambiental desenvolvidos nessas escolas municipais. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social teve também a participação da Secretaria de Educação, onde as escolas promoveram atividades lúdicas e interativas.

“Foram trabalhados, não só, a questão do tratamento da água, reciclagem, assoreamento, mata ciliar e a poluição da água. Nossos alunos estão arrecadando garrafas pets para o Natal Pet, óleo de cozinha, tampinhas de garrafas e lacres de alumínio para serem revertidos em cadeiras de rodas”, afirmou a diretora Débora da Silva, da Emef Mário Covas.

Kauanny Fernanda da Silva Santos, aluna do 4º ano, fez a maquete “Ciclo da Água”, colocando óleo, sal, açúcar e café para observar o que ocorre na água. “Observei que o óleo fica em cima da superfície, enquanto o açúcar e o sal se dissolveram. Foi uma experiência feita com mais três colegas de classe. Estamos empolgados com essa primeira experiência aqui na escola. Iremos fazer outras. Minha sala já arrecadou 90 garrafas pets”, disse a aluna Kauanny.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

“A Educação Ambiental é um tema que deve ser abordado em todos os níveis de ensino de acordo com a legislação vigente. Aqui está apresentada uma pequena mostra desses projetos. Todas as escolas aprovaram a exposição. Todos estão falando que amaram. Um dos nossos projetos está em exposição aqui, mas a educação ambiental é um tema trabalhado em todas as disciplinas”, disse a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi.

“O trabalho envolve comunidades e alunos das nossas escolas da rede municipal de ensino. A proposta do poder público municipal com essas intervenções é promover a conscientização da população para a importância do cuidado com o meio ambiente. Esses programas na área educacional têm contribuído muito com as ações de preservação. É por meio desses programas que conseguimos conscientizar os cidadãos, principalmente as crianças, tornando-as agentes multiplicadores na comunidade”, destaca o prefeito Daniel Alonso.

A responsável técnica pelo Projeto Social da ETE, Mônica de Vasconcelos, e o assessor especial para Assuntos Estratégicos, professor José Carlos Firme representaram a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social durante o evento.

23/09/2019
Fotos da Notícia: Escolas apresentam projetos e participam de Feira Ambiental promovida pela Prefeitura