01 DEZ 2017
SAÚDE
Saúde municipal vai trabalhar neste sábado em seis áreas da cidade para controle do Aedes

Moradores nos bairros que integram os territórios das UBSs (Unidade Básica de Saúde) JK, Planalto, Alto Cafezal e USFs (Unidade Saúde da Família) Aniz Badra, Parque dos Ipês e Clínica da Família Jóquei Clube/Santa Paula/Marajó recebem, neste sábado (02), a visita de agentes de saúde.

A mobilização aos sábados prossegue com um esforço do município de Marília, em parceria com os servidores (banco de horas), após a conclusão da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A iniciativa que cobrirá toda a cidade faz parte da estratégia para redução das pendências, ou seja, de imóveis não verificados pelo controle de endemias.

A ausência ou recusa dos moradores inviabiliza todas as ações, das mais simples, como a entrega de material de divulgação e verificação de criadouros, às mais complexas como bloqueio por nebulização e busca ativa de sintomáticos.

Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica lançou um alerta. Em alguns bairros da cidade, o total de imóveis inacessíveis chega a 60%. É o caso do Santa Antonieta, Aniz Badra e Castelo Branco (zona norte); Parque dos Ipês e Nova Marília (zona sul) e Aeroporto (leste).

A supervisora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Alessandra Arrigoni Mosquini, lembra que em uma semana, foram seis novos casos confirmados, por toda a cidade, o que indica risco de transmissão independente da região.

“A maneira mais eficiente de combatermos a dengue e as outras doenças relacionadas ao Aedes é a eliminação dos criadouros. Quando temos um caso positivo, precisamos fazer a nebulização, o que está ficando inviável com essa alta pendência”, alertou.

Ainda conforme a supervisora, em grande parte das pendências é observada a recusa no acesso. “Os profissionais são devidamente identificados e seguem um protocolo, durante esse atendimento. A vistoria é realizada junto com morador, com o objetivo de orientar. Se a pessoa está em casa e não abre a porta, pode estar colocando em risco a saúde coletiva”, destacou.

MAPA EPIDEMIOLÓGICO

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (28), resultado do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRa), que indicou 1.139 municípios do país em situação de alerta. Isso significa que entre 1% e 3,9% dos imóveis locais tinham larvas.

O levantamento classificou 2.450 municípios como “satisfatórios” por apresentarem percentual menor de 1% para presença de larvas. Foi o caso de Marília, porém, não há nenhum motivo para esmorecer nas ações de combate.

“Esse índice é um parâmetro importante, mas ele sofre alteração muito rápida, em função de fatores diversos, como a chuva e a efetividade das ações de controle. Esse combate tem que ser feito tanto pelo Poder Público quanto pela população em geral. Não existe solução se o trabalho for unilateral”, destacou Alessandra.

Com os seis novos casos, em 2017 o município de Marília soma 41 casos confirmados de dengue Não houve nenhum óbito confirmado pela doença. Não há notificações de zika e chikungunya.

Agente de Saúde em campo; intensificação com trabalho também aos sábados