19 JUN 2017
SAÚDE
Caps Conviver promove Festa Junina. Evento marca os 14 anos da instalação do serviço

No ritmo das festas juninas, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) unidade “Conviver”, um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Marília, comemorou 14 anos de instalação. O tradicional “arraiá” reuniu pacientes e familiares numa atividade que converge à proposta terapêutica, fortalecendo vínculos sociais.

Os pratos típicos, as músicas temáticas e a quadrilha já são aguardadas pelos pacientes, conta a gerente do serviço, a assistente social Silvana Verza Garbelini. Eles também participam da preparação e decoração do espaço, localizado na avenida João Ramalho, na zona sul da cidade.

Atualmente, cerca de 210 pacientes fazem tratamento no Caps Conviver e são assistidos por uma equipe multidisciplinar formada por médicos psiquiatras, profissionais de enfermagem, assistentes sociais e um terapeuta ocupacional. Também atuam na unidades profissionais de portaria e serviços gerais.

Essa comemoração é um recurso terapêutico para o fortalecimento do vínculo social. É um momento de confraternização, até porque os horários dos pacientes são específicos, conforme o tratamento de cada um. Hoje as famílias, os amigos, os profissionais de saúde, todos se encontraram. Atividades como essa promovem a reinserção, que é um dos nossos objetivos“, explica Silvana.

A instalação dos Centros de Atenção Psicossocial no Brasil é uma conquista relativamente recente e faz parte da luta antimonicomial, que começou há 30 anos. Atualmente Marília conta com duas unidades sob gestão municipal, o Caps Conviver (para adultos, exceto dependentes de álcool e outras drogas) e o Caps Catavento, que atende crianças e adolescentes.

A supervisora do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, destaca que a conquista da inclusão e a luta antimanicomial fazem parte de uma causa, para quem pesquisa ou trabalha na assistência. O atendimento ambulatorial, indicado em muitos casos, é o tratamento substitutivo à internação psiquiátrica e apresenta excelentes resultados.

Entre os casos de destaque, tratados no Caps Conviver, está o de um homem que passou 26 anos hospitalizado. Por meio da atuação da equipe multidisciplinar, o que era segregação transformou-se em desenvolvimento de potencialidades e convivência.

A gestora da pasta destacou que a saúde mental foi tema de uma recente discussão iniciada com inúmeros órgãos (do município, Estado e  sociedade civil organizada), visando a reestruturação da rede de atenção para preservar aspectos de saúde, sociais e de cidadania.

Fotos:Assessoria PMM  Júlio César de Carlis