19 JUN 2017
SAÚDE
Vacinação contra a gripe passa de 85% do público-alvo na cidade; 64.763 doses aplicadas

Após intensa divulgação e busca ativa feita pelas equipes de saúde, subiu para 62,77 o percentual de crianças imunizadas. Esse número aumentará em cerca de 30 dias, explica a enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pelo programa no município.

Isso porque o foco agora será a aplicação da segunda dose para os pequenos que só tomaram a vacina uma única vez na vida. “Há essa recomendação diferenciada para essa faixa etária. No caso desse grupo, a imunização só ocorre de forma efetiva com a segunda dose, por consequência, o resultado percentual da cobertura será ampliado”, explica.

A maior adesão é entre os idosos, com população estimada em 29.992 e cobertura atingiu 90,35% (27.097 vacinas já aplicadas), mesmo em ano sem surtos de gripe.

O segundo grupo com maior cobertura parcial é dos trabalhadores da Saúde. Das 8.407 pessoas aguardadas, 8.483 já estão protegidas (86,21%).

As gestantes registram adesão de 66,50%. A expectativa é imunizar 2.184, mas ainda faltavam 732 até quarta-feira (07). Já entre as puérperas (mulheres que deram a luz a até 45 dias), a cobertura ultrapassou o esperado. Comparecem 367, sendo que era estimada a existência de 359 mulheres nessa condição na cidade.

A campanha contra a Influenza (gripe) começou no Brasil em 1999, na época apenas para os idosos. Com o tempo, foram adicionados outras faixas etárias e grupos da população. Por isso é importante que as pessoas em geral se informem a cada ano”, alerta a enfermeira Renata Plácido.

Em 2017, por exemplo, a imunização abrange os profissionais de educação. Em Marília, foram imunizados 2.274 professores. Entre as pessoas com doenças crônicas, foram 12.547 vacinados.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que a campanha foi prorrogada até sexta-feira (09), as 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 37 equipes que atuam no programa ESF (Estratégia Saúde da Família) seguiram imunizando a população-alvo.

Marília é dotada de uma rede ampla, mas não apenas isso que faz a diferença. O principal é o comprometimento do nosso servidor. Houve um empenho muito grande das nossas equipes e todos estão de parabéns. Esse resultado aumenta ainda mais a nossa motivação”, disse a secretária.

Foto: Assessoria PMM Júlio César de Carlis