15 JUN 2017
Rede municipal discute melhorias para atendimento da mulher vítima de violência

A Prefeitura de Marília, através das secretarias de Direitos Humanos (Coordenadoria de Política para Mulheres), Saúde (Vigilância Epidemiológica, Apoio a Atenção Básica, SAE, NASF, ESF, USB, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto) e Desenvolvimento e Assistência Social (CREAS), realizou no dia 14/06 uma reunião para estabelecer o fluxo da rede municipal de atendimento à mulher vítima de violência.

O trabalho em rede apresenta-se como um paradigma bastante desafiador para as políticas públicas de proteção, contudo somente por meio da ação conjunta, dialógica e comprometida com os sujeitos e com a transformação da realidade social é possível a construção de estratégias para lidar com a violência contra a mulher. Isso implica a noção de pertencimento dos trabalhadores envolvidos com a temática da violência e com a realidade na qual estão inseridos, além do compromisso político tão caro e complementar à competência técnica nesse trabalho. Dessa forma, é por meio da articulação em redes que se pode integrar e potencializar as ações propostas.

Estamos trabalhando, enquanto políticas públicas, o que está definido na Política Nacional de Enfrentamento a Violência contra Mulher. O fluxo de atendimento com a rede municipal está sendo reformulado junto as demais secretarias que tem participação primordial para um atendimento de qualidade para as mulheres vítimas de violência no município. A segunda etapa do processo de organização da rede é justamente dialogar melhorias junto aos outros segmentos: segurança pública, Defensoria Pública e Ministério Público”, finalizou a coordenadora de políticas para as mulheres, Jaqueline Primaz.