05 JUN 2017
SAÚDE
Marília imuniza mais de 62 mil pessoas contra a gripe. Campanha segue até sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (09) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. No sábado (03), todas as unidades de saúde participaram de uma ação de intensificação da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento foi das 08h às 13h. Com esse esforço adicional, 62.131 pessoas foram imunizadas na cidade, ou seja, cobertura vacinal de 82,38%; acima da média do Estado e do País.

Em todo o Estado de São Paulo, por determinação do Centro de Vigilância Epidemiológica, seguem sendo vacinados idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres que deram a luz a até 45 dias, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, professores, servidores do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.

Também podem se imunizar policiais Militares, Civis, Bombeiros, funcionários do Poupatempo, dos Correios, Defesa Civil, promotores, procuradores e defensores públicos. A inclusão destes profissionais foi feita no dia 12 de maio.

Já na semana passada, o Estado incluiu policiais federais, doadores de sangue e de medula, trabalhadores do Judiciário, profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior, servidores das creches e trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduos.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, afirma que a oferta de vacina na rede é suficiente para contemplar 100% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. “A campanha segue para a reta final com as unidades abastecidas, portanto alertamos mais uma vez, principalmente às pessoas mais vulneráveis que busquem a imunização”, disse.

RESULTADOS

Além de ampla divulgação, abertura das unidades em dois sábados (13 de maio e 03 de junho) também está sendo realizada busca ativa pelas equipes de saúde do município. O resultado foi, por exemplo, a imunização de 100% das mulheres que tiveram parto a até 45 dias.

Por adesão e tradição, o segundo grupo com maior cobertura foi o de idosos, com 26.294 pessoas vacinadas (87,67%). A procura também foi ampla entre os trabalhadores da saúde, com a imunização de 8.295 pessoas (84,30%).

Já entre as crianças (59,06%) e gestantes (63,66%), mesmo com os apelos, a Secretaria Municipal de Saúde apurou os menores indicadores parciais.

Foto: Júlio César de Carlis