30 MAI 2017
SAÚDE
Marília abre unidades de saúde neste sábado e intensifica vacinação contra a Gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília anunciou, nesta terça-feira (30), que promoverá uma ação extra para ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra a gripe na cidade. Neste sábado (03) todas as unidades de saúde do município abrirão das 08h às 13h para imunizar a população contra a gripe. A intensificação visa, principalmente, elevar a proteção a crianças, idosos e gestantes.

Kátia Ferraz Santana, titular da pasta, lembra que a campanha acabaria no último dia 26, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. “Já tivemos o Dia ‘D’ em que mobilizamos toda nossa equipe e conseguimos grande adesão, mas queremos dar mais uma oportunidade para aquelas pessoas que têm dificuldades para recorrer às unidades de saúde no horário de expediente”, disse.

O funcionamento das 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades onde atuam as equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família) é de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, quando são oferecidos inúmeros serviços. No Dia ‘D’ ou intensificação, o foco do atendimento são as vacinas.

Kátia lembra que, inclusive, o objetivo não é apenas a vacina contra a gripe, mas também a atualização da caderneta. “É importante fazer esse acompanhamento, tanto no caso das crianças, como também dos adultos. Por isso a importância de levar a carteirinha quando recorrer à unidade”.

GRIPE

Em Marília, mais de 53 mil doses da vacina contra a Influenza já foram aplicadas, sendo 41.184 nos grupos prioritários inicialmente definidos pelo Ministério da Saúde, ou seja, idosos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, mulheres que deram a luz e trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e professores.

Outras 12.012 foram aplicadas em pessoas em doenças crônicas, cuidadores de idosos, servidores do Estado de São Paulo que tiveram a vacina liberada no último dia 12 (PMs, policiais civis, carteiros, funcionários do Poupatempo e servidores do Judiciário).

Os números são referentes a última passagem de dados das unidades, até 24 de maio. A cobertura dos grupos prioritários na cidade estava em 72,18%, resultado acima da média nacional e estadual.

A responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, acredita que esse número subirá consideravelmente. “A adesão tem sido maior dos idosos e um pouco menor das crianças (46,09%) e gestantes (57,89%). São grupos que estamos reforçando, para que não perca a oportunidade neste sábado”, disse.

A vacina contra a gripe é segura, não tem contraindicações à maioria das pessoas (exceção para alérgicos graves a ovos) e está disponível a todos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A campanha está prorrogada até o dia 09 de junho em todo o Brasil e não há expectativa de novo prazo.

Foto: Júlio César de Carlis