29 MAI 2017
Famema conclui etapa do programa de Práticas Profissionais na Saúde Municipal

Alunos e docentes dos dois cursos da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) realizaram, na última semana, no auditório da APM (Associação Paulista de Medicina) o 2º Simpósio Diagnóstico Coletivo dos Distritos Sob os Cuidados da Famema. O evento marca uma etapa do UPP (Unidade de Prática Profissional), desenvolvido na rede básica de saúde.

As apresentações dos acadêmicos foram acompanhadas pela secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, e pela superintendente da autarquia HC/Famema, Paloma Nunes. Também prestigiaram o evento a equipe de Apoio à Atenção Básica, que trabalha na coordenação e suporte à ESF (Estratégia Saúde da Família) e a coordenação do Nepem (Núcleo de Educação Permanente) da Secretaria Municipal de Saúde.

Mércia Ilias, coordenadora do Curso de Medicina, fez a abertura e destacou a importância da parceria entre a saúde municipal e a instituição de ensino. Ela lembrou que o início da prática profissional, durante o processo de formação, é imprescindível.

A UPP compõe a grade curricular da Famema. Participam acadêmicos do 1º e 2º ano de Medicina e do 1º, 2º e 4º ano de Enfermagem. Organizados em grupos, eles realizam uma espécie de “estágio” nas unidades de saúde do município e têm a oportunidade de aprender e contribuir com as ações para melhoria na qualidade do atendimento da rede municipal.

A secretária de Saúde de Marília reiterou a disposição da pasta, para fortalecer a interlocução entre as instituições de ensino e a rede. Atualmente, além da UPP, o município mantém inúmeras parcerias com instituições que oferecem cursos superiores na área da saúde.

MÃO DUPLA

Com a Famema, a saúde municipal mantém o convênio para Residência Multiprofissional. Outras instituições, como a Unesp e Unimar também participam de parceria “ensino-serviço”, para cursos de graduação e pós-graduação.

Há ainda as parcerias com as instituições de ensino técnico, como o Senac, Senat, Etec Antônio, Devisate, Diretriz Educacional e Escola Ana Nery, para campo de estágio.

Por outro lado, profissionais da secretaria podem contar com oportunidades como os cursos de especialização do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Este ano estão sendo oferecidas vagas em Preceptoria de Residência Médica para o SUS e Preceptoria no SUS. As aulas acontecem na Universidade de Marília (Unimar), de forma presencial e através de plataforma interativa.

Fotos: Assessoria PMM Júlio César de Carlis