04 MAI 2017
SAÚDE
Saúde municipal alerta sobre a gripe e orienta população para Campanha de Vacinação

Prossegue em Marília a Campanha de Vacinação contra a Gripe, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Imunização. Balanço divulgado nesta quinta-feira (04) indica que 24.749 pessoas foram vacinadas na cidade em 17 dias de campanha. A ação segue até o próximo dia 26 de maio, porém, no dia 13 deste mês acontece o Dia ‘D’, com abertura das unidades no sábado.

Outro balanço, também divulgado nesta quinta-feira, mostra que este ano já foram notificados à saúde municipal 22 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desse total, oito já foram descartados e dez resultados são aguardados.

Quatro análises tiveram resultados positivos, sendo três para o vírus A (H3N2) e um caso provocado por vírus A que não teve o subtipo definido no exame. A vacina oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é eficaz contra o vírus A e B, incluindo os notificados.

A enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da vigilância epidemiológica, explica que a notificação ocorre quando os pacientes chegam aos hospitais com quadro respiratória agravado e são internados. Alguns casos sequer são gripe, mas a notificação pelos hospitais e serviços de saúde, nestas circunstâncias, é obrigatória.

É feita a coleta de amostras de secreção, que são encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz. Para o serviço de vigilância epidemiológica, essas notificações e os resultados das análises laboratoriais são importantes para avaliar a circulação viral, principalmente na sazonalidade da doença, época em que estamos agora”, explica.

Ela explica ainda que no caso de SRAG confirmada, os vírus de gripe e os subtipos podem ser diversos. Já a evolução do paciente depende de uma série de fatores, como por exemplo a existência ou não de comorbidades (doenças já existentes, associadas à gripe).

É muito importante que a população seja esclarecida tanto sobre a proteção que a vacina proporciona quanto aos riscos que toda gripe pode trazer, independente se o vírus é ‘A’ ou ‘B’. Também independe o subtipo (H1N1, H3N2 e outros). Essa é uma época propícia para a doença. É a chamada sazonalidade da gripe e os vírus estão circulando”, alertou Alessandra.

A enfermeira lembra, por exemplo, que o vírus A, com o subtipo H3N2, já estava circulando em Marília em anos anteriores e pode haver desinformação acerca de novos casos. “Não se trata de uma nova ameaça, mas de uma situação já conhecida. Nosso alerta é no sentido de que as pessoas do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde busque a vacina. Isso pode ser feito até o dia 26 de maio, nas unidades de saúde do município. É uma campanha longa, para que todos que têm a vacina assegurada, conforme os critérios atuais do SUS, possam ser atendidos”, alertou.

QUEM PODE SE VACINAR?

Os grupos populacionais prioritários contemplam idosos a partir dos 60 anos, gestantes, crianças menores de cinco anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias). Neste ano, foram incluídos os profissionais de Educação.

A vacina contra a Influenza é segura. A contraindicação existe apenas para quem tem alergia severa a ovo, ou mesmo outro tipo de alergia grave. Em caso de dúvida, o médico deve ser consultado.

Fotos: Arquivo / PMM