24 ABR 2017
Saúde municipal imuniza mais de 6 mil contra gripe em três dias de campanha

A secretaria municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Imunização, informou nesta quinta-feira (20) que foram imunizados, nos três primeiros dias de campanha contra a Influenza, um total de 6.205 pessoas. A maioria é de idosos. Somente neste grupo populacional, faixa etária acima dos 60 anos, foram aplicadas 4.112 doses.

Desde segunda-feira (17), a população, em conformidade com os grupos definidos pelo Ministério da Saúde, já pode procurar uma das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as 37 equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) na cidade.

Todos são atendidos, preferencialmente, nas unidades de referência, ou seja, próximas às residências. Nesta quinta-feira (20), em algumas unidades de Marília, o estoque de doses enviadas esgotou devido a alta procura nestes primeiros dias. A previsão é que na segunda-feira (24) haja reabastecimento, a partir do recebimento de novos lotes da vacina.

Por determinação do Ministério da Saúde, a campanha contempla pessoas com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e quatro anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais de saúde e pessoas que têm doenças crônicas, além dos profissionais de educação. Em 2017 foram incluídos os profissionais de Educação.

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido dos Santos, responsável pelo Programa Municipal de Imunização, lembra que a dose é segura. “A contraindicação existe apenas para quem tem alergia severa a ovo, ou mesmo outro tipo de alergia grave. Em caso de dúvida, o médico deve ser consultado”, explica.

O período previsto de campanha é de 17 de abril a 26 de maio. Para o dia 13 de maio, está prevista a realização do “Dia D”, um sábado em que as unidades de saúde recebem a população dos grupos prioritários, facilitando assim que os trabalhadores e pessoas que dispõem de pouco tempo durante a semana possam ser vacinados.

A vacina não será aplicada nas escolas. Os professores e demais profissionais da rede pública, privada, de todos os níveis do ensino regular (do Infantil ao Superior) também devem procurar as unidades.

Foto: Júlio César de Carlis / PMM