06 ABR 2017
DIREITOS HUMANOS
Projeto Juventude em Foco tem início na E.E. Sylvia Ribeiro de Carvalho na Zona Sul

A Secretaria de Juventude e Cidadania deu início no último 28 de março ao “Projeto Juventude em Foco”. A ação trabalha questões de Cidadania, Educação, Empreendedorismo, Promoção da Saúde e Prevenção às Doenças. A escola que recebeu os trabalhos foi E.E. Sylvia Ribeiro de Carvalho da Zona Sul de nossa Marília. Alunos do período da manhã e noite receberam o projeto.

O tema para essas primeiras intervenções foi “Escolha Viver sem Drogas” que abordou a reflexão e diálogos sobre a saúde, uso de álcool e os problemas com outras drogas, redução de danos, promoção da vida e da cidadania. Todas as atividades realizadas pelo projeto têm como princípios levar aos jovens o foco no objetivo, força para lutar na vida, fé para vencer e assim promover a cidadania, o aprendizado, a conscientização empreendedora pessoal e também social, cuidar de nosso bem mais valioso que é a Saúde. Ao todo 160 alunos estiveram envolvidos no projeto.

O projeto também pretende atuar de maneira preventiva, combatendo o problema antes que ele se inicie ou se instale. “Levamos para esses jovens nas escolas informações de forma dinâmica e divertida, valores éticos, morais, de empoderamento e conscientização buscando ajudá-los a refletir sobre os seus comportamentos e avaliar os riscos a eles associados. Procura-se enfatizar que ter liberdade não significa poder fazer aquilo que se quer, a qualquer hora, mas ter consciência dos efeitos e consequências de nossos atos tomando decisões responsáveis, que não prejudiquem a nossa própria saúde e vida”, disse o secretário da pasta, Renato Augusto Micheletti.