05 ABR 2017
SAÚDE
Profissionais da saúde municipal participam de oficina; meta é elevar doações de leite

A secretaria municipal de Saúde concluiu, após cinco encontros, a Oficina de Sensibilização para Captação de Doadores de Leite Humano. O público-alvo foram auxiliares de enfermagem, agentes comunitárias de saúde e fonoaudiólogas. A iniciativa é da supervisora do Banco de Leite de Marília, com apoio da secretária Kátia Ferraz Santana.

Os encontros envolveram as doze Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas na cidade e todas as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). O objetivo foi informar aos profissionais detalhes sobre aleitamento materno e como deve ser o manejo correto.

A expectativa é que, envolvidos com o tema, os trabalhadores da saúde sintam-se mais motivados a defender a importância da doação, durante a abordagem rotineira que fazem nas comunidades, incluindo as lactantes.

A supervisora do Banco de Leite relata que a iniciativa já surte efeitos. “Recebemos informações sobre novas doadoras, que foram estimuladas por profissionais que passaram pela oficina”, relatou Sandra Domingues.

A secretária da Saúde, Kátia Ferraz Santana, destacou a importância da amamentação para a imunidade da criança. Quando esse processo não pode ocorrer de forma direta, devido à internação da criança, é fundamental que haja uma alternativa. Nesse contexto, o Banco de Leite é vital.

A amamentação nutre e favorece também o vínculo entre mãe e bebê. Por circunstâncias, algumas mulheres são privadas de amamentar seus filhos. Temos hoje uma demanda significativa de neonatos (até 28 dias após nascimento) e crianças hospitalizadas. A rede básica de saúde é uma aliada para levar informação e estimular doadoras”, destacou Kátia.

SERVIÇO – Mulheres que amamentam e observam a possibilidade da doação podem entrar em contato pelo telefone 3413-8696. A equipe do Banco de Leite vai até a residência, dá instruções para a ordenha, condições de conservação e outras informações. O leite passa a ser recolhido semanalmente em casa.

O material coletado é examinado, classificado e pasteurizado, para a segurança dos bebês que serão atendidos. O número ideal de doadoras, conforme a demanda atual, é de 100 mulheres, mas atualmente o serviço tem recebido número inferior de voluntárias.

Além das moradoras de Marília e distritos, puérperas e nutrizes (após oito semanas do parto) também podem contribuir na região. Postos de coleta estão instalados nos municípios de Garça, Pompéia (Indústria Jacto), Adamantina, Pacaembu, Lucélia, Ocauçu, Alvinlândia, Oriente, Quintana, Lupércio, Gália e Vera Cruz.

O Ambulatório de Aleitamento atende ainda mulheres com dificuldades na amamentação, provocadas por engorgitamento mamário (popularmente conhecido como peito empedrado), fissuras no seio (rachaduras), mastite, abcesso mamário, entre outras causas. O Banco de Leite está instalado na rua XV de Novembro, 50, com atendimento ao público das 07h30 às 13h30. O telefone é o 3413-8696.

Fotos: Júlio César de Carlis (Imprensa/PMM) e Divulgação