23 MAR 2017
PARCERIAS
Parceria entre o Sírio-Libanês e Saúde Municipal garante pós-graduação a funcionários da ESF

Começaram nesta quarta-feira (22) as aulas de dois cursos de especialização oferecidos gratuitamente a profissionais de saúde em Marília pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. A secretaria municipal de Saúde garantiu a matrícula de funcionários das unidades com Estratégia Saúde da Família (ESF). As aulas acontecem na Universidade de Marília (Unimar), de forma presencial e através de plataforma interativa.

A conquista é uma parceria entre a secretaria municipal da Saúde, Sírio-Libanês e outras instituições de saúde e de educação da cidade. Foram disponibilizadas 40 vagas, de forma totalmente gratuita, distribuídas entre a rede municipal, Famema, Unesp e Unimar.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (Nepen), da Secretaria Municipal de Saúde, Marcos Girotto, explica que a primeira edição do curso foi realizado em 2014 e garantiu a formatura de 90 profissionais de saúde.

Com a retomada este ano, a segunda edição permitirá a participação de profissionais da Estratégia Saúde da Família que não foram contemplados inicialmente. “O objetivo é contribuir para a melhoria da atenção à Saúde no SUS, visando a reorientação articulada dos modelos de atenção e de formação, no sentido da ampliação da qualidade, do acesso e da integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde”, detalhou o coordenador.

As especializações em Preceptoria de Residência Médica para o SUS e Preceptoria no SUS são voltadas para médicos e outros profissionais com curso superior na área da saúde, que poderão atuar como “professores-orientadores”, para acompanhamento e formação de outros profissionais.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, afirma que a parceria com o Sírio-Libanês é um dos instrumentos para que estes profissionais permaneçam nas equipes, como multiplicadores de conhecimento e de práticas.

A meta é o fortalecimento do processo de trabalho e de cuidado aos usuários. Temos clareza de que o ensino e a pesquisa são fundamentais. A formação e o fortalecimento destes profissionais vêm de encontro com a nossa proposta de valorização das pessoas e do SUS como um todo”, disse Kátia.

Os cursos semipresenciais serão mediados por profissionais (facilitadores) conveniados ao Sírio-Libanês, entre março e novembro, com três dias de aulas presencias por mês. As especializações serão pautadas em metodologias ativas de aprendizagem e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será em formato de projeto aplicativo voltado para mudanças da realidade do trabalho.

Foto: Júlio César de Carlis / Imprensa PMM