10 MAR 2017
PARCERIAS
Educadores são treinados para ensino de matemática com plataforma Khan Academy

A secretaria municipal de Educação recebeu, na última quarta-feira (08), um curso de formação de profissionais para o uso da plataforma Khan Academy, utilizada no ensino da matemática. No total, 60 educadores passaram pela capacitação, sendo 40 de Marília e 20 de outras localidades. Em 2017, cerca de 3.100 alunos dos 3º, 4º e 5° ano, matriculados em nove escolas da rede municipal serão contemplados pelo projeto na cidade.

Participam da formação educadores das Emefs Américo Capelozza, Mário Covas, Antônio Moral, Chico Xavier, Geralda César Vilardi, Nelson Gabaldi, Nicácia Garcia Gil, Olímpio Cruz, Roberto Caetano Cimino. Marília recebeu ainda educadores das cidades de Ibirarema, Salto Grande e Cambará (PR).

O secretário municipal de educação, professor Beto Cavallari, destacou a tecnologia na área. “Com o direcionamento do prefeito Daniel Alonso e total apoio do diretor de Informática da Prefeitura, Eduardo Yoiti Yamamoto, teremos ainda muitas novidades em relação a conectividade e uso destas ferramentas nas escolas. Estamos construindo as estradas para que possamos trafegar apropriadamente, com os conteúdos de ensino e aprendizagem”, assegurou.

Beto explica que as capacitações são parte de um processo importante, que irá alinhar o ensino à nova realidade de uma sociedade cada vez mais conectada. “Uma das ações práticas é o programa que garantirá internet com velocidade de 10Mb e rede sem fio em todas as escolas municipais”, disse o educador.

PARCERIA

A Khan Academy é uma ONG educacional criada com a missão de fornecer educação de alta qualidade, sem custo, para a universalização do conhecimento. A formação de professores e coordenadores da rede é uma parceria entre a secretaria municipal de Educação de Marília e a Fundação Lemann, responsável pelo projeto no Brasil.

O supervisor de Informática Educativa da secretaria, Celso dos Santos Silva, explica que a plataforma fornecida para os municípios parceiros visa o ensino dinâmico da matemática com o uso das melhores tecnologias disponíveis. É personalizada e permite que todos os alunos avancem, de acordo com seu nível e ritmo de aprendizagem.

Professora de matemática por formação, Josiane Cristina Felix Silva é coordenadora pedagógica na Emef Geralda César Vilardi, localizada no Jardim Comerciários I (zona oeste). Ela destaca que a plataforma tira o professor e o aluno do sistema de aprendizado tradicional. “O mais importante é que com essa plataforma podemos trabalhar a necessidade do aluno, de forma individualizada. Isso confere mais qualidade ao ensino oferecido”, avaliou.

Durante a formação, os educadores foram instruídos por Mariane Fornari (SP) e Felipe Sena Torres (MG). Professores e coordenadores experimentaram todos os recursos e aprenderam a extrair o melhor proveito da ferramenta. Mais informações sobre a iniciativa podem ser conferidas por meio do site www.pt.khanacademy.org

Foto: Júlio de Carlis / Imprensa PMM