07 MAR 2017
Marília recebe 60 dirigentes de ensino em encontro regional

A liderança para representar a região, também na área da Educação, foi retomada por Marília. Nesta segunda-feira (06) a cidade recebeu o encontro 2017 da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/SP), reunindo os polos Marília, Assis, Lins, Ourinhos e Tupã. O evento foi aberto pelo prefeito Daniel Alonso, o secretário de Educação, professor Beto Cavallari, e o atual representante regional da entidade, Luiz Miguel Martins Garcia. Cerca de 60 gestores da área educacional participaram.

Pelo menos 70% dos secretários ocupam o cargo pela primeira vez. A entidade estima a média nacional de renovação neste ano em 80%. Por isso, a articulação proposta pela Undime ganha ainda mais importância, para que todas as diretrizes e legislações da Educação sejam cumpridas.

O prefeito Daniel Alonso reiterou o compromisso da Prefeitura de Marília com o ensino público e de qualidade. “É muito importante receber um evento como esse. Hoje estamos sediando e tendo a oportunidade de receber 60 municípios”, disse.

Para o professor Beto Cavallari, a Undime, por meio dos seus polos regionais, oferece uma grande oportunidade para os gestores. Ele lembra que muitos dos problemas são comuns, em municípios com o mesmo perfil. Dessa foma, o conhecimento pode ser compartilhado e as políticas públicas aprimoradas.

Fico animado com o empenho de todos para que a Educação municipal de Marília seja protagonista nos debates sobre políticas públicas da educação e gestão escolar em nosso país. Nesse sentido, durante a reunião da Undime, elegemos os representantes regionais responsáveis por liderar esses debates e eu tive a felicidade de ser eleito representante da nossa região que abrange 15 cidades”, destacou o educador.

Na avaliação do professor Martins Garcia, atual representante regional da Undime e secretário de Educação do município de Sud Menucci (região de Araçatuba), a participação efetiva de Marília gera avanços para todos. “É importante que uma cidade com esse porte esteja à frente desse processo, por uma questão de logística, infraestrutura para as reuniões e também representação política”, declarou.

Ele lembra que existem, atualmente, dois grandes desafios no setor. O primeiro é o cumprimento do Plano Nacional de Educação, que foi construído pela sociedade e pelo Poder Público, em todas as esferas. Apesar disso, educadores ainda vêm parte desse plano descumprido pela União.

Outro desafio é equilibrar uma balança que ainda “pende para os municípios”, nem sempre capazes de gerar os recursos necessários para as despesas. A lei que obriga as cidades a investirem 25% do orçamento municipal na área gera a falsa impressão de “prima rica”, mas segundo o professor, poucos se lembram que a Educação de qualidade desonera a saúde, a assistência social, a segurança pública, entre outras áreas.

A UNDIME

A União dos Dirigentes Municipais do Estado de São Paulo surgiu um ano após o Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em Brasília, em 1986. Na época, foi elaborada a ‘Carta de Brasília’, uma defesa consistente da educação e do fortalecimento dos municípios.

A organização é hoje uma instância que representa as cidades, nas decisões sobre as políticas educacionais. A entidade exerce influência tanto na esfera do Executivo e do Legislativo, como da sociedade civil e das organizações não governamentais. Mais informações sobre a Undime podem ser conferidas pelo site www.undime-sp.org.br

Fotos: Júlio de Carlis / Imprensa PMM