11 MAI 2016
Prefeitura prepara a zona norte para a entrega da UPA

A poucos dias da entrega oficial da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada na rua João Caliman, no Santa Antonieta, zona norte da cidade, o prefeito Vinicius Camarinha vistoriou na segunda-feira (09) as diversas melhorias que estão sendo feitas pela administração no entorno da obra. De acordo com Vinicius, são intervenções importantes para preparar a região para a chegada do importante serviço de saúde.

A inauguração da UPA vai acontecer no próximo sábado, dia 14, a partir das 10 horas.

“A UPA é um sonho que está se tornando realidade, um investimento, uma obra esperada por toda a população. Com o seu início de atividades, com certeza o movimento de veículos e pedestres tende a aumentar e para facilitar o trânsito, garantir segurança também aos moradores do entorno da UPA, a Prefeitura, através das Secretarias de Obras, de Meio Ambiente e Limpeza Pública, além da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Marília) está recapeando a rua João Caliman, melhorando as condições de acesso ao bairro através do viaduto que fica sobre a SP 294, rodovia do Contorno. Reurbanizamos uma praça que fica também no início da rua, instalamos uma academia ao ar livre, que era um pedido antigo dos moradores, estamos colocando dois novos postes com iluminação de três pétalas cada e estamos ainda renovando a pintura da sinalização de solo, ou seja, são ações para facilitar o acesso e a mobilidade das milhares de pessoas que com certeza buscarão atendimento na UPA”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.

O chefe do Executivo esteve no bairro acompanhado dos secretários de Obras, Antônio Carlos Nasraui (Ninho); do chefe de gabinete, Hugo Claro; do presidente da Codemar, Rogério Alexandre da Graça; do assessor especial da Secretaria da Saúde, Danilo Bigeschi; e do vereador Samuel da Farmácia.

“Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, estamos concentrados no recapeamento de quatro mil metros quadrados aqui na rua João Caliman, nas proximidades da UPA, além da operação tapa buracos que acontece nas ruas adjacentes dos bairros Santa Antonieta e Parque das Nações. Porém, é importante destacar que o trabalho também acontece em bairros da zona sul como Vila Real e Novo Mundo. No total estamos trabalhando com 16 equipes espalhadas em várias frentes na cidade”,  disse o presidente da Codemar, Rogério Alexandre da Graça.

“As obras são um complemento do benefício que chega com esse novo mini-hospital. Toda a região será muito valorizada, além de ficar mais bonita e segura, a gente pode conferir de perto que o fluxo de carro é grande e, por isso, essas intervenções são necessárias”, completou o secretário de Obras, Ninho.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Samuel da Farmácia revelou estar ansioso para a inauguração da unidade. “Como morador da zona Norte e usuário da saúde, agradecemos a construção da UPA e a expectativa é grande pela entrega deste serviço”, destacou o vereador.

Inauguração – “Será uma grande festa para a população, afinal, a UPA será praticamente um mini-hospital, atendendo a média complexidade, casos nem tão simples, nem tão graves, uma unidade completa de saúde, com atendimento especializado em pequenas cirurgias, laboratórios de exames, leitos de observação (USI Unidade Semi-Intensiva), área de raio x redimensionada, eletrocardiograma, área de conforto para os profissionais e setor de apoio ao Samu (Serviço Móvel de Urgência e Emergência), toda a estrutura para reforçar muito a saúde pública em Marília, voltada para o atendimento de toda a cidade. A capacidade é para atender até 300 mil pessoas e o serviço, conforme licitação, será todo administrado pela Unimar, que muito bem gere o Hospital Universitário. É importante ressaltar que a chegada da UPA criou mais de 200 novos postos de trabalho, dentre os mais diversos cargos, desde a limpeza, à administração e ao corpo clínico. Com atendimento 24 horas”, completou Vinicius, que aproveitou para convidar a população para a inauguração na manhã de sábado e ainda para um show com a dupla sertaneja Cézar e Paulinho, às 20 horas, em frente à UPA, numa parceria da Prefeitura de Marília e a Unimar.

Fotos: Wilson Ruiz