30 MAR 2016
Marília recebe autoridade nacional do controle contra o Aedes

Integrante do Comitê Nacional contra o Zika Vírus, Olavo de Moura Fontoura, estará em Marília nesta quinta e sextas feiras. Ele vai conhecer o plano de ação de Marília contra o Aedes aegypti que está apresentando ótimo resultado no controle da infestação. “Dr. Olavo é uma autoridade nessa área. Ele vai se reunir com técnico da Secretaria da Saúde para debater as estratégias adotadas em Marília e com certeza estará dando sugestões sobre novas ações”, afirmou o secretário da saúde, Danilo Bigeschi.

Olavo destaca em documento do Ministério da Saúde que entre as atividades da Vigilância Epidemiológica estão incluídas estratégias como monitoramento da ocorrência de casos, dos óbitos e da circulação viral. Em relação ao controle vetorial, as ações compreendem a assessoria técnica aos municípios e estados, normatização técnica das ações de controle vetorial,  provisão e estoque de insumos estratégicos, acompanhamento do nível de infestação e criadores predominantes do vetor além do monitoramento da resistência do Aedes aegypti.

Trabalho contra a dengue tem resultado positivo

O Comitê “Marília sem Dengue” realizou nesta terça feira uma nova reunião para avaliação e planejamento de ações estratégicas contra o mosquito Aedes aegypti. O evento ocorreu no auditório da Prefeitura e foi comandado pelo secretário municipal da saúde, Danilo Bigeschi.

Representante dos comitês das zonas norte e oeste apresentaram um balanço das ações contra o Aedes. “São experiências que mostram na prática resultados efetivos contra o mosquito com envolvimento de toda a população. Março e abril históricamente são meses preocupantes de transmissão da dengue mas observamos que a situação em Marília está sob controle ao contrário de muitos municípios que vivem epidemias. Esse resultado se deve a ação coletiva mas destaco que não podemos diminuir a intensidade do trabalho”, afirmou Danilo.

Fotos divulgação