17 FEV 2016
Prefeitura e Exército realizam Mutirão contra o Aedes Aegypti

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – e o Exército Brasileiro realizaram, nesta quarta-feira (17), um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Durante todo o dia, cerca de 80 profissionais – entre agentes de saúde, supervisores e militares – percorreram as regiões Sul (Nova Marília III, Parque dos Ipês e Planalto) e Oeste (Alto Cafezal) e vistoriaram imóveis residenciais, comerciais e áreas públicas do município.

“Este apoio do Exército é muito importante no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foi uma ação efetiva, com trabalhos de orientação aos moradores, remoção de criadouros e vistorias técnicas. Além disso, é fundamental o envolvimento da população na eliminação dos focos, já que 80% estão nas residências e com o período intenso de chuvas e a circulação das pessoas, o risco de infestação aumenta”, comentou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Segundo o supervisor do Setor de Divisão de Zoonoses, Lupércio Garrido Neto, uma grande varredura foi realizada nestes locais em busca de novos criadouros. “O Aedes Aegypti transmite várias doenças como a dengue, chikungunya e a zika vírus. Por isso, as ações de bloqueio e controle de criadouros são muito importantes e reduzem drasticamente a presença do mosquito”, frisou Garrido Neto.

O vereador Bassiga Goda também acompanhou as ações da Secretaria Municipal da Saúde e do Exército nos bairros da região Sul da cidade. “Há uma preocupação constante da atual administração em realizar ações preventivas de combate ao Aedes Aegypti. Este mutirão, em parceria com o Exército, é bastante válido, especialmente por promover um trabalho intensivo de conscientização da população”, disse o vereador.

Balanço – A Secretaria Municipal da Saúde divulgou, nesta quarta-feira, um novo balanço dos casos de dengue na cidade. Desde o início deste ano, foram confirmados 16 registros autóctones por exame laboratorial no município.

“Além das ações de combate ao mosquito, nós temos feito uma investigação intensa de casos suspeitos da doença. Na última semana, encaminhamos 18 registros para a análise laboratorial e, felizmente, todos deram resultado negativo. Entretanto, nós continuamos em estado de alerta máximo, pois em outras cidades do Estado, como Bauru e Ribeirão Preto, a circulação viral ainda é peocupante” finalizou Bigeschi

Educação promove nova ação nesta sexta-feira

A secretária da Educação, Fátima Gatti, confirmou para o próximo dia 19 (sexta-feira), a participação de toda a rede municipal de ensino na grande mobilização promovida pelo Governo Federal.

“Vamos dar continuidade ao trabalho que estamos realizando há muito tempo contra o Aedes Aegypti, como ações educativas, passeatas e cartinhas aos pais. O objetivo é envolver a comunidade mariliense nas ações de combate ao mosquito”, destacou Fátima Gatti.

Foto: Wilson Ruiz