23 NOV 2015
Comitês contra a dengue se reúnem para adotar estratégias

Os 12 comitês contra o mosquito da dengue se reuniram nesta sexta feira na primeira reunião para planejamento das estratégias de ação, estimulando a participação da população.

As reuniões dos cinco  comitês regionais aconteceram nos seguintes locais :

Sul- Emei Pingo de Gente

Norte – Emei Leda Casadei

Leste – Emei Irmão Maurício

Oeste – Emei 1,2… Feijão com Arroz

Centro – Emei Monteiro Lobato

A coordenadora do comitê da zona sul, vereadora Sônia Tonin, lembrou ser essencial o envolvimento de toda a população e a participação com medidas práticas contra o Aedes aegypty. “Só assim haverá um controle seguro”, destacou.

Já os sete comitês distritais tiveram reuniões nessas escolas:

Avencas-  Emei Copo de Leite

Padre Nóbrega- Emei Branca de Neve

Lácio – Emei Amor Perfeito

Amadeu Amaral – Emef Antomnio Garcia Egea

Rosália – Emei Cantinho do Sossego

Dirceu – Emef Célio Corradi

Fazenda do Estado – Emei 1,2…Feijão com Arroz

Essa foi a primeira reunião após a instalação, na última sexta feira, do Comitê Municipal de Mobilização Social “Marília sem Dengue” .

Pelo decreto assinado pelo prefeito,  o Comitê deverá coordenar, articular, acompanhar, avaliar e incentivar ações de educação em saúde e mobilização social para essa finalidade, no envolvimento com os comitês regionais e distritais.

O principal é composto por Avelino Modelli(Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública), Fátima Gatti(Educação), Danilo Bigeschi(Saúde) e Ronaldo Medeiros(Divulgação e Comunicação).

“ A ação de mobilização social é inédita. Queremos estimular a atividade dos marilienses na eliminação de criadouros, uma vez que a maioria absoluta se concentra nas residências, faltando a intensificação da medida preventiva. Enquanto isso, a parte técnica da Prefeitura vai continuar com sua responsabilidade de prevenção, como nebulização. A luta contra o Aedes precisa ser de todos. A doença atingiu quase todas as cidades do Estado e a responsabilidade tem de ser de toda a população”, explicou Vinicius.

O prefeito voltou a dizer que a população sabe como eliminar os criadouros, faltando a ação na prática.

A secretária da Educação, Fátima Gatti, informou que a rede escolar será essencial para estimular através dos alunos o envolvimento da população com essa iniciativa. “Iremos mobilizar lideranças voluntárias e implantar as ações necessárias em cada área”, comentou.

O secretário da Saúde, Danilo Bigeschi, foi incisivo no seu comentário. “Não podemos deixar

o mosquito nascer”, afirmou.

Fotos Wilson Ruiz