03 NOV 2015
SAÚDE
Outubro Rosa: Evento na USF Vila Hípica é sucesso de público e reúne diversas atividades

Centenas de moradores da Vila Hípica participaram, durante toda a quinta-feira (29), na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro – de uma intensa programação de atividades para a prevenção ao câncer de mama. O evento fez parte da campanha “Outubro Rosa” – promovida pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

“O evento foi um sucesso, pois além de ter sido uma importante ação de saúde pública, possibilitou a integração comunitária. Ficamos felizes com a participação de muitos moradores do bairro”, comentou Cibele Batista Lopes, coordenadora da USF da Vila Hípica.

Entre as diversas atividades que foram desenvolvidas na unidade de saúde estavam: autoexame da mama; agendamento e coleta de exames; orientações sobre o câncer de colo do útero; informações nutricionais e alimentares; e a prestação de serviços de beleza e estética (com o apoio de Val Cabeleireiros e equipe). “Há dois anos que promovemos este projeto social. Além disso, fazemos visitas diárias para acompanhar e divulgar as ações de prevenção de saúde no bairro”, destacou Josiane de Almeida Reis, enfermeira da USF Vila Hípica.

Roda de conversa

O encerramento das atividades na USF Vila Hípica contou com uma roda de conversa sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A palestra foi proferida por Elisabeth Primo Berbel Lopes – que é ex-vítima da doença e está totalmente recuperada da enfermidade.

“Há 10 anos, soube que estava com a doença. Fiz o tratamento e acompanhamento médico. Hoje, estou totalmente recuperada. Por isso, agradeço a oportunidade de dividir esta alegria e de trocar experiências com as participantes do evento. A informação é essencial para a prevenção do câncer de mama”, frisou Elisabeth Lopes, que também é moradora da região Sul da cidade.

“O objetivo com a organização destes eventos é de proporcionar, além de uma maior proximidade dos nossos profissionais com a população dos bairros, o incentivo ao trabalho preventivo de saúde pública. Por isso, estamos muito contentes com os resultados obtidos até agora”, finalizou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.