28 AGO 2015
SAÚDE
Centro de Reabilitação Lucy Montoro completa um ano de atividades com mais de 25 mil atendimentos

O prefeito Vinicius Camarinha participou na manhã desta quinta feira das comemorações do primeiro aniversário do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, junto ao Hospital de Clínicas, numa parceria do Governo do Estado com a Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília). “Estou muito satisfeito em estar aqui. Essa foi uma conquista quando era deputado estadual com a autorização do então governador José Serra. Posteriormente, o governador Alckmin inaugurou. Depois de um ano, mais de 25 mil atendimentos foram realizados para pessoas de Marília e mais 61 municípios da região. É impressionante a estrutura com ótima qualidade de atendimento das pessoas com dificuldade de locomoção”, destacou.

Vinicius lembrou que seu governo criou a primeira coordenadoria para pessoas portadoras de deficiência do município. Depois, inaugurou a academia ao ar livre para deficientes com equipamentos específicos ao lado do Clube dos Bancários.” Destaco também que na semana que vem irei  lançar um projeto de acessibilidade em 350 esquinas para facilitar a locomoção das pessoas portadoras de deficiência, através de rampas específicas . Queremos mais qualidade de vida. Hoje estamos unidos com o Centro de Reabilitação Lucy Montoro além dos governos estadual e Federal para atender a demanda das pessoas com deficiência”, afirmou.

O diretor técnico do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Roberto Mozobuchi, destacou o empenho da prefeitura para essa grande conquista para Marília e região. “A prefeitura tem uma força política muito forte junto ao governo do Estado e tenho certeza que qualquer reivindicação para melhorarmos a estrutura do Centro será prontamente atendida. Contamos também com o apoio do deputado estadual Abelardo Camarinha. Atualmente, estamos solicitando investimentos em aparelhos com maior tecnologia visando beneficiar os pacientes com um quadro clínico mais complexo”, afirmou.

Mizobuchi confirmou que em um ano foram realizados mais de 25 mil atendimentos. “Hoje a principal retaguarda é para pacientes vítimas de amputação, derrames cerebrais (AVCs) e paralisia cerebral de crianças e adultos. Destaco  ainda atendimento na fisioterapia, psicologia e nutrição.

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo,  Linamara Rizzo Battistella, também médica fisiatra, destacou o sucesso da unidade de Marília.

O centro tem 3.500 metros quadrados de área construída distribuídos em dois pavimentos, além de um setor de diagnóstico, salas de atendimento individual, espaços para condicionamento físico, terapia ocupacional, fisioterapia infantil e adulto, enfermaria, consultórios e terapia em grupo. Os atendimentos são feitos mediante encaminhamento das unidades de saúde, ambulatórios e hospitais de Marília e região.

A Rede Lucy Montoro possui órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além da área da saúde. “Destaco também o trabalho do hoje prefeito de Marília, Vinicius Camarinha. Já o deputado Abelardo Camarinha também foi muito importante para o trabalho político, proporcionando a inauguração e o funcionamento. A população merece o grande benefício”, ressaltou a secretária Linamara.