14 JUL 2015
DIREITOS HUMANOS
Integrante da equipe de atletismo da Amei, é a nova coordenadora de políticas públicas para pessoas portadoras de deficiência

Valquiria da Silveira de Lira Guelfi, é a nova coordenadora de políticas públicas para pessoa portadora de deficiência. Ela foi confirmada pelo prefeito Vinicius Camarinha e pela secretária de Juventude e Cidadania, Tereza Cristina Albieri Baraldi pela sua experiência nesse setor.

Vinicius lembrou que essa secretaria foi criada para que em conjunto com coordenadorias específicas promova o desenvolvimento de políticas públicas para segmentos específicos como deficientes, idosos e igualdade racial. “A meta é a integração com a sociedade. No caso da pessoa portadora de deficiência,  a coordenadoria buscará a integração da atividade pública e privada para facilitar a vida dos deficientes. É preciso investir em acessibilidade com obras previstas para cruzamentos, começando pela região central da cidade, para que cadeirantes deficientes visuais e  idosos tenham acesso aos pontos públicos mais importantes com condição de mobilidade”, comentou Vinicius.

A secretária Tereza Cristina Baraldi ressaltou que o objetivo é mesmo melhorar o cotidiano dessas pessoas necessitadas. “Indicamos Valquiria, portadora de deficiência, conhecedoras das dificuldades e do potencial  que cada um tem de buscar a integração. “Ela tem experiência para atuação na coordenadoria, dentro do planejamento da política pública para esse segmento”, ressaltou.

Ao ser apresentada como a nova coordenadora pelo prefeito Vinicius e a secretária Tereza, Valquiria Guelfi afirmou que estará sempre buscando o elo de ligação entre os deficientes e segmentos da sociedade, na integração com a sociedade. “O deficiente não pode sofrer as consequências de uma limitação decorrente da realidade física. Precisa ser sempre atuante apesar da adversidade, buscando o seu espaço dentro de cada limitação. Elogio a preocupação da prefeitura messe sentido”, comentou.

Atualmente com 41 anos, servidora municipal, ela já foi medalha de ouro no arremesso de peso e lançamento de disco e dardo como integrante da equipe de atletismo coordenada pela Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos). “Faço parte da equipe com muito prazer”, destacou.

Valquiria elogiou a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência pelo governo federal, lembrando que o objetivo é promover a equiparação de oportunidades, autonomia e acessibilidade. “Estamos confiantes nesse estatuto, uma luta de anos”, ressaltou.

Ela destacou também a importância da qualificação da mão de obra para absorção pelo mercado de trabalho. “Empresas com 100 ou mais funcionários estão obrigadas a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com pessoas portadoras de deficiência ou beneficiários reabilitados.  No entanto, é fundamental ter a qualificação profissional para isso”, finalizou.

Estatuto precisa ter cumprimento na prática

Foto: Ligia Ferreira