30 JUN 2015
Mobilização alerta para a defasagem do repasse do SUS aos hospitais

O prefeito de Marília participou nesta segunda-feira (29) do encontro do Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS, realizado na APM (Associação Paulista de Medicina.). No encontro, que contou com a presença de representantes dos hospitais, dos vereadores Marcos Santana Rezende, Luiz Eduardo Nardi e José Expedito Carolino (Capacete), do secretário da Saúde, Luiz Takano, do diretor de Saúde, Danilo Bigeschi e representantes da comunidade foram discutidos assuntos ligados ao repasse do SUS para as instituições de saúde.

A mobilização faz parte da campanha ‘Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo’.

“Para mantermos o bom atendimento, existe um esforço gigantesco dos hospitais e também dos municípios. Marília, por exemplo, quando assumimos, 22% de toda a arrecadação eram investidos na saúde pública, diante da necessidade e priorizando essa importante área elevamos esse repasse para 26%, quase um terço da arrecadação de Marília vai agora para a saúde pública”, revelou o prefeito Vinicius Camarinha.

“O objetivo desse movimento é alertar a população para a condição financeira precária das instituições filantrópicas. A mobilização é urgente, o repasse do SUS aos hospitais é totalmente insuficiente. As Santas Casas e hospitais filantrópicos têm um papel importante na saúde do país. Desafio qualquer técnico do Ministério da Saúde vir administrar uma Santa Casa somente com recurso do SUS, não existe mágica, existe vontade de todo esse voluntariado que trabalha para oferecer o melhor atendimento à sociedade”, ressaltou o provedor da Santa Casa, Milton Tedde.

O provedor ainda denunciou que o Ministério da Saúde não recebe as Santas Casas, deixando assim de ouvir a necessidade dos hospitais.

“Houve uma diminuição significativa de investimento no orçamento federal na Saúde, empurrando para os municípios essa obrigação. É um absurdo tudo isso, o movimento está crescendo. A defasagem nos impossilita de realizarmos reformas, ampliações ou simplesmente adquirirmos novos equipamentos”.

O movimento das Santas Casas e hospitais foi elogiado pelo chefe do Executivo mariliense. “É extremamente importante a população conhecer a realidade da saúde pública. Esse é um grande movimento de conscientização e de cobrança ao governo pela falta de investimentos no setor

Após a mobilização local, representantes dos hospitais vão participar da discussão estadual agendada para o dia 13 de julho e nacional, no dia 04 de agosto em Brasília.

Fotos: Wilson Ruiz