29 MAI 2015
SAÚDE
Secretaria da Saúde promove confraternização especial para comemorar os 12 anos do CAPS Conviver

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – promoveu nesta sexta-feira (29), pela manhã, na sede administrativa do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Conviver, na zona Sul da cidade, uma confraternização especial em comemoração aos 12 anos de criação da instituição. O evento reuniu, além da equipe técnica, dezenas de atendidos pelo programa de saúde mental, amigos e familiares dos pacientes.

A confraternização especial contou com apresentações artísticas dos usuários do programa, atividades esportivas, homenagens e um coffe-break.  “São doze anos de muita luta, empenho e do desejo de dar um olhar especial para esta parte da população que é vulnerável, excluída e vitima de preconceitos pelos demais integrantes da nossa comunidade. É um trabalho gratificante e emocionante. Só consegue atender um indivíduo especial quem também é especial. Por isso, é preciso saber entender a particularidade a individualidade destas pessoas e trabalhar a sua reinserção na sociedade e no mercado de trabalho”, comentou Simone Alves Cotrim Moreira, coordenadora do programa municipal de Saúde Mental.

Atualmente, o CAPS Conviver atende cerca de 230 usuários no programa de atenção psicossocial. “Nós promovemos vários trabalhos que são divididos em grupos terapêuticos: horta, grupo de ressocialização, oficina de tapeçaria, música, culinária, artesanato, dentre outros. Além disso, temos muitas parcerias e convênios com empresas e instituições da área”, destacou Fabiana Midori Hayashi, gerente executiva do CAPS Conviver.

Para a dona de casa Luzia Helena Camargo Quinzani, moradora do centro da cidade, o trabalho realizado pelo CAPS Conviver é maravilhoso e o atendimento muito bem feito. “A equipe técnica é excelente. Tenho um filho que necessitou de tratamento para esquizofrenia e que obteve a cura com o trabalho desenvolvido pelo CAPS Conviver. Nós fomos muito bem recebidos pelos profissionais da instituição. Hoje, eu e meu filho participamos do grupo arte em família e nos sentimos muito bem. Só temos que agradecer a todos pelo atendimento”, afirmou Luzia.

Fotos: Lígia Ferreira