29 MAI 2015
IX Conferência Municipal de Saúde será aberta nesta sexta, dia 29

A IX Conferência Municipal de Saúde será aberta nesta sexta-feira (29), às 19 horas, com a palestra “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas” e o eixo temático “Direito do Povo Brasileiro” – que será ministrada pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP) e atual secretário municipal de Saúde da cidade de Ribeirão Preto, Dr. Stênio José Carreira Miranda. O evento é promovido pela Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – e será realizado no anfiteatro da Unimar (Universidade de Marília).

Após a solenidade de abertura, haverá a apresentação das disposições gerais da IX Conferência Municipal da Saúde. No total, o encontro municipal é dividido em oito eixos temáticos: Direito à Saúde e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

“O evento é aberto a comunidade e muito importante para a população do município, pois serão debatidas as diretrizes do Sistema Único de Saúde para os próximos anos na cidade. Além disso, profissionais das áreas – prestadores e gestores de saúde – que integram os eixos temáticos vão ajudar no debate das propostas”, comenta Danilo Bigeschi, diretor técnico da secretaria municipal da Saúde.

Plenária no sábado

No dia 30 (sábado), nos períodos da manhã e da tarde, a programação da IX Conferência Municipal da Saúde terá outras atividades importantes como: a discussão de tópicos pelos grupos de trabalhos; conclusão das propostas selecionadas; e a plenária final do evento.

“Os delegados – representantes indicados pelas associações de bairros, durante as pré-conferências municipais da saúde – vão apresentar as suas propostas nestes eixos temáticos. Após a análise e aperfeiçoamento pelos participantes da Conferência, será elaborado um documento com as prioridades para a política geral na área da saúde. Por isso, reiteramos que a participação popular é fundamental”, enfatiza Bigeschi.

Mais informações sobre a IX Conferência Municipal da Saúde podem ser obtidas pelo telefone: 3402-6500.

Foto: Wilson Ruiz